ESPORTE EM FÁTIMA

FUTEBOL EM FÁTIMA – BAHIA

O esporte em Fátima começou com a dedicação  do senhor Alvino que fundou o primeiro de time de futebol do lugar com jogadores ilustre como Rafael de Vila, Jonas de Salu e outros, o primeiro jogos foi realizado num campo de futebol que existia no largo da Piedade, o entusiasmo pelo futebol foi crescendo e muitos jogadores foram se destacando no decorrer dos tempos, foi no caso do grande jogador Ita que foi convidado para jogar ate no Corinthians e nos melhores times da região, o futebol de Fátima ficou conhecida em todas região com muitos jogadores se destacando como os filhos do Ita Ninho e Adailton .

NOMES DOS CLUBES DE FUTEBOL DO MUNICÍPIO DE FÁTIMA – BAHIA

Nacional da Cidade de Fátima , Fátima , Juventos . Clube Atlético Expressinho , Associação Deportiva Asa Futebol Clube., Portuguesa.

FUTEBOL FEMININO

GINÁSIO DE ESPORTE NA CIDADE E POVOADOS.

 

 RESUMO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL DO MODO GERAL

  O futebol é um dos esportes mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este esporte desperta tanto interesse em função de sua forma de disputa atraente. Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda não eram o futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de esporte desde os tempos antigos.
O futebol tornou-se tão popular graças a seu jeito simples de jogar. Basta uma bola, equipes de jogadores e as traves, para que, em qualquer espaço, crianças e adultos possam se divertir com o futebol. Na rua, na escola, no clube, no campinho do bairro ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vários cantos do mundo começam a praticar o futebol.

 História do Futebol : origens

Origens do futebol na China Antiga

Na China Antiga, por volta de 3000 a.C, os militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. Após as guerras, formavam equipes para chutar a cabeça dos soldados inimigos. Com o tempo, as cabeças dos inimigos foram sendo substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo. Formavam-se duas equipes com oito jogadores e o objetivo era passar a bola de pé em pé sem deixar cair no chão, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no campo. Estas estacas eram ligadas por um fio de cera.

 

Origens do futebol no Japão Antigo

No Japão Antigo, foi criado um esporte muito parecido com o futebol atual, porém se chamava Kemari. Praticado por integrantes da corte do imperador japonês, o kemari acontecia num campo de aproximadamente 200 metros quadrados. A bola era feita de fibras de bambu e entre as regras, o contato físico era proibido entre os 16 jogadores (8 para cada equipe). Historiadores do futebol encontraram relatos que confirmam o acontecimento de jogos entre equipes chinesas e japonesas na antiguidade.

 

Origens do futebol na Grécia e Roma

Os gregos criaram um jogo por volta do século I a.C que se chamava Episkiros. Neste jogo, soldados gregos dividiam-se em duas equipes de nove jogadores cada e jogavam num terreno de formato retangular. Na cidade grega de Esparta, os jogadores, também militares, usavam uma bola feita de bexiga de boi cheia de areia ou terra. O campo onde se realizavam as partidas, em Esparta, eram bem grandes, pois as equipes eram formadas por quinze jogadores.Quando os romanos dominaram a Grécia, entraram em contato com a cultura grega e acabaram assimilando o Episkiros, porém o jogo tomou uma conotação muito mais violenta.

 

O futebol na Idade Média

Há relatos de um esporte muito parecido com o futebol, embora usava-se muito a violência. O Soule ou Harpastum era praticado na Idade Média por militares que dividiam-se em duas equipes : atacantes e defensores. Era permitido usar socos, pontapés, rasteiras e outros golpes violentos. Há relatos que mostram a morte de alguns jogadores durante a partida. Cada equipe era formada por 27 jogadores, onde grupos tinham funções diferentes no time: corredores, dianteiros, sacadores e guarda-redes.Na Itália Medieval apareceu um jogo denominado gioco del calcio. Era praticado em praças e os 27 jogadores de cada equipe deveriam levar a bola até os dois postes que ficavam nos dois cantos extremos da praça. A violência era muito comum, pois os participantes levavam para campo seus problemas causados, principalmente por questões sociais típicas da época medieval. O barulho, a desorganização e a violência eram tão grandes que o rei Eduardo II teve que decretar uma lei proibindo a prática do jogo, condenando a prisão os praticantes. Porém, o jogo não terminou, pois integrantes da nobreza criaram um nova versão dele com regras que não permitiam a violência. Nesta nova versão, cerca de doze juízes deveriam fazer cumprir as regras do jogo.

O futebol chega à Inglaterra

Pesquisadores concluíram que o gioco de calcio saiu da Itália e chegou a Inglaterra por volta do século XVII. Na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. O campo deveria medir 120 por 180 metros e nas duas pontas seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol. A bola era de couro e enchida com ar. Com regras claras e objetivas, o futebol começou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. Aos poucos foi se popularizando. No ano de 1848, numa conferência em Cambridge, estabeleceu-se um único código de regras para o futebol. No ano de 1871 foi criada a figura do guarda-redes (goleiro) que seria o único que poderia colocar as mãos na bola e deveria ficar próximo ao gol para evitar a entrada da bola. Em 1875, foi estabelecida a regra do tempo de 90 minutos e em 1891 foi estabelecido o pênalti, para punir a falta dentro da área. Somente em 1907 foi estabelecida a regra do impedimento.O profissionalismo no futebol foi iniciado somente em 1885 e no ano seguinte seria criada, na Inglaterra, a International Board, entidade cujo objetivo principal era estabelecer e mudar as regras do futebol quando necessário. No ano de 1897, uma equipe de futebol inglesa chamada Corinthians fez uma excursão fora da Europa, contribuindo para difundir o futebol em diversas partes do mundo. Em 1888, foi fundada a Football League com o objetivo de organizar torneios e campeonatos internacionais.No ano de 1904, foi criada a FIFA ( Federação Internacional de Futebol Association ) que organiza até hoje o futebol em todo mundo. É a FIFA que organiza os grandes campeonatos de seleções ( Copa do Mundo ) de quatro em quatro anos. A FIFA também organiza competições entre clubes , um exemplo, é o Mundial de Clubes da Fifa, o primeiro foi em 2000 com o Corinthians do Brasil, levando a Taça, entre outros.

 

Futebol no Brasil

Nascido no bairro paulistano do Brás, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil. O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizado em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Os funcionários também eram de origem inglesa. Este jogo foi entre FUNCIONÁRIOS DA COMPANHIA DE GÁS X CIA. FERROVIARIA SÃO PAULO RAILWAY. O primeiro time a se formar no Brasil foi o SÃO PAULO ATHLETIC CLUB (SPAC), fundado em 13 de maio de 1888. No início, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participação de negros em times de futebol.
Fonte: Site da FIFA e www.campeoesdofutebol.com.br

 

 

 

 

24 comments

  • antunes

    caracas meu!!! esqueceram a historia dos clubes do interior…lembrem q o interior tem uma força muito grande no futebol fatimense. publiquem a historia do maior clube do interior: meu grande ARAÇAS. F.C…único q rivaliza com os da sede e com jogadores unicamente da casa, já conquistamos titulo encima do expressinho…na minha opinião é a segunda maior rivalidade do município. Araças x expressinho. vlw

    • Batista

      NAO FOI QUE ESQUECEMOS, ESTAMOS FAZENDO PARCERIAS COM OS ATUAIS DONOS DE CLUBES NO INTERIOR, DAQUI ALGUNS DIAS TEREMOS SIM ALGUNS TIMES COM A SUA HISTÓRIA E FOTOS .OBRIGADO .

  • sou expressinho de coracao esse time tantas vezes campeao

  • esta chegando o grande dia do jogo contra lagarto é sabado pessoal por favor rezem para o nosso asa sair de lagarto com mais uma vitoria valeu

  • nego de pretinho

    PARABENS PELO BLOG VALEU DO AMIGO NEGO DE PRETINHO

  • nego de pretinho

    PARABENS PELO BLOG VALEU DO AMIGO NEO DE PRETINHO

  • helio

    eae meu truta tudo na paz abraço a poem uma ft ae do expressinho pode ser mano eu sou de fatima mais no momento estou morando em sp fmz amigao fica com Deus e tenha um otimo domingo.

  • Oi torcedores do ASA,aqui quem fala e goleiro do sub 15,muito obrigado pelo apoio no jogo contra o expressinho,ate a proxima!

  • Neguinho

    Batista gostei muito de sua iniciativa, por resgatar historias do nosso querido Expressinho.
    E aos jogadores e torcedores de ASA, Portuguesa, e Juventos, ajudem tambem a contarem
    historias desses três grandes clubens.
    Sao B. do Campo SP
    abraços.

  • não tem como negar o asa é o melhor time da região

  • jose carlos reis de sousa

    oi pessoal de fatima sempre procuro noticias de vcs. Moro em Sao Paulo e gostaria de receber sempre noticias dai. Um abraço a todos. Joao Batista eu sou o Carlinhos de Terencio que vc. conhece, um abraço.

  • Marcos José de Souza

    Batista, parabéns pela iniciativa. Adorei me ver e ri bastante dos meus trajes (fiquei parecido com o ceguinho dos cordéis da vida). Sugiro também que faça uma galeria com fotos da nossa infância, tempos bons em que íamos a pé, até a Carneira, passar os maravilhosos finais de semana, eu com o amigo EBENIVALDO, Hominho de Lió, e André de Tenô, com meu “cumpade” Edmilson. Ao final da feira, aos sábados, saíamos por volta das cinco e meia da tarde. No domingo passávamos ótimos momentos jogando bola no terreiro da budega de um menino, hoje, professor em Fátima e organizador de um site. Sabe quem é ele?

  • jeverton

    batista vai bota do asa

    • Batista

      olha eu estou terminando de digitar toda a historia do asa daqui alguns dia vai esta pronta para todos os torcedores do asa .
      BAITSTA OLIVEIRA

      • cara isso mostra que tudo estar indo bem. Apresa é inimiga da perfeição o Asa é uma entidade respeitada tenha calma , faça tudo bem feito pra ganhar seus parabéns, sei que vc com sua competencia vai fazer o melhor uma vez que a história do Asa é grandiosa.
        um Abraço e até nossa publicação sobre o nosso time.
        Asa.

  • jeverton

    bote uma foto do asa
    en fatima só te um time

  • jeverton

    não pota o do asa não e

  • Dayane

    Aweee,EXPRESSINHO sz

  • kd o meu ASA , nossa maior preconceito…………

  • Tem coisas na vida que jamais será esquecido, por exemplo a minha passagem por Fátima/Ba.
    Bom lembrar a minha cidade natal uma uma vez que nesci no povoado da Serradinha.
    meu club preferido ASA DE CORAÇÃO, mais ainda assim a convite do Adailto vestir a camisa do Expressinho sendo campeão daquele ano.
    fico feliz por fazer parte da historia deste club e principalete do futebol de Fátima.
    parabéns pelo site.

  • meu amigo, gostaria de saber como encontrar a história maravilhosa do meu time do coração ASA, eu queria saber tudo sobre o meu time

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *