PANIFICADORAS OU PADARIAS

Padaria ou panificadora é um comércio (geralmente também é industria, salvo casos nos quais os proprietários vendem somente produtos terceirizados  de grande popularidade em vários países. Em sua grande maioria, são empresas de pequeno porte, porém vários empresários estão investindo para poderem ser conhecidos como Grandes Casas. O pão e demais produtos panificados, são os principais produtos comercializados pelas padarias. Geralmente, as grandes padarias funcionam como ponto de encontro para vários empresários, vendedores, etc. Estas empresas vêm evoluindo muito ultimamente, e oferecendo serviços como: acesso à Wi-Fi, Happy Hour, dentre outros.

Para saber se e a forma correta de falar e escrever é padaria ou panificadora, resolvemos consultar dois dicionários para esclarecer de vez todas as dúvidas e, segundo o Michaelis Online, a significação dos termos é esta aqui:
– padaria

pa.da.ri.a
sf (lat vulg *panataria) 1 Estabelecimento onde se fabricam ou vendem pães.
– panificadora

pa.ni.fi.ca.do.ra
sf (panificar+dor2, no fem) Padaria, acepção 1.

Já o dicionário Priberam faz a seguinte significação:

– padaria |pà|
(pada + -aria) s. f. 1. Lugar onde se fabrica ou vende pão.
– panificadora
|ô| [feminino de panificador]
adj. s. m.
  Que ou aquele que panifica, que fabrica pão.

Se você estava em dúvida entre padaria ou panificadora acabou de esclarecer tudo. Os dois termos significam a mesma coisa, ou seja, são sinônimos e podem ser usados tanto na forma escrita quanto na simples conversa do dia a dia. Mas de uma forma prática, o dicionário Priberam faz a observação de que a panificadora pode ser o espaço de fabricação do pão, enquanto a padaria é o lugar onde se vende o produto.panificadora ou padariaMas você deve estar se perguntando qual o origem destas palavras? Por que falamos termos diferentes em diversas regiões do país? Pesquisando etimologicamente, ou seja, a origem dos termos, padaria e panificadora são palavras oriundas de panis, que em latim significa nada mais nada menos que o protagonista de todos estes estabelecimento do Brasil: o pão.padaria ou panificadoraSeja como for chamada, a padaria ou panificadora (e também a padoca, como preferem os paulistas) é aquele estabelecimento acolhedor onde podemos encontrar os melhores produtos sempre. Não importa como ela é chamada e sim o atendimento que oferece e os bons equipamentos que utiliza para a produção!http://perfecta.itwfeg.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *