OFICINAS

Esta palavra define o local de uma atividade laboral, principalmente manual ou artesanal, tal como a que desenvolve um eletricista ou mecânico. Provém do latim “opificium”, derivada de “opificis”, artesão, que se formou, por sua vez, mediante a justaposição de “opus”, obra, e “facere”, fazer. Muitas palavras de nossa língua procedem de “opificium” e seus derivados, tais como ofício, oficial, oficioso.

Quanto a oficina, usamos essa palavra em português para designar um lugar de trabalhos técnicos ou manuais, como mecânica, eletricidade, carpintaria e outros. Em espanhol designa um trabalho de escritório, realizado em órgãos públicos ou empresas privadas.

Figurativamente refere ao lugar onde se verificam grandes transformações; um local ou sessões de encontros (meeting) entre profissionais e/ou estudantes para solução de problemas comuns: oficina de literatura; oficina de música; etc.

Oficina de automóveis: lugar onde se fazem consertos.

Oficina pedagógica: ambiente destinado ao desenvolvimento das aptidões e habilidades, mediante atividades laborativas orientadas por professores capacitados, e em que estão disponíveis diferentes tipos de equipamentos e materiais para o ensino ou aprendizagem, nas diversas áreas do desempenho profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *