MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

DICAS PARA COMPRAR MATERIAS DE CONSTRUÇÃO

Nos do blog SOFATIMA. NET abrimos esta página com objetivo de proporcionar aos nossos internautas algumas informações e dicas sobre matérias de construção, realizamos algumas pesquisas com os profissionais da área de construção e também com alguns donos de lojas de matérias de construção. Na hora de comprar material de construção para construir sua casa, você deve tomar algumas precauções. Se não conhecer ninguém com alguma experiência, o melhor a se fazer é consultar um profissional da área para orientá-lo devidamente. O segundo passo, depois que você tiver em mãos uma lista do material de construção necessário, é fazer uma pesquisa em lojas de material de construção. Você pode visitar as lojas, utilizar a internet ou consultar jornais e revistas especializadas. Durante a consulta você também pode ter mais idéias sobre a construção em si. Não se importe se a loja for mais distante, pois eles farão a entrega. O que importa é preço e qualidade.

Materiais de Construção Básicos

Cimento e areia

Antes de comprar, verifique o prazo de validade na embalagem do cimento. O melhor a se fazer é evitar comprar o cimento muito antes de a obra começar, pois se ficar muito tempo guardado o cimento pode empedrar. Condições desfavoráveis de armazenamento podem minar a qualidade do produto também. Quanto à areia, ela pode ser grossa, fina ou misturada e deve ser adquirida de acordo com a demanda da obra. A areia é vendida tanto em grandes quantidades (o que facilita uma negociação de preço), por metro cúbico, ou em pequenas embalagens plásticas. A dica é não comprar areia se estiver úmida, pois isso altera a quantidade depois que ela seca. Fique atento e verifique também se não há terra ou pó de serragem misturada à areia, comprometendo a qualidade do material e podendo causar problemas à obra.

Tijolo e bloco

Tijolos e blocos possuem medidas específicas.

Material hidráulico

Aqui não é o melhor lugar para comprar no escuro e tentar economizar, já que as instalações não ficaram aparentes. Consulte um encanador para que ele indique os produtos mais adequados para sua construção. Na hora de comprar, certifique-se que as conexões adquiridas sejam adequadas às tubulações, evitando assim problemas. Preste atenção também nas metragens pois algumas lojas fornecem o preço do metro, mas somente comercializam barras inteiras (com 3 ou 5 metros).

Lajes

As vigas devem ter as marcas do fabricante para facilitar a montagem. Na hora de comprar peça o manual de instruções e confira se as medidas são adequadas para o tipo de construção.

Dispositivos elétricos (fusíveis, disjuntores, fios, cabos, interruptores e afins)

Pontos principais: verificar se a tensão está correta e se todos têm o nome do fabricante impressos. Como o assunto é condução de energia, os materiais condutores devem ser de cobre (ou liga de cobre), nunca contendo material ferroso. A presença de material ferroso no produto pode ser testada utilizando um imã. Somente os parafusos, rebites, ilhoses, pinos, molas e dispositivos destinados exclusivamente à fixação das partes condutoras ao corpo do produto, ou do condutor ao terminal, podem ser de ferro.

Orçamento

Você escolheu a loja para comprar seus materiais de construção? Gostou do atendimento, da qualidade dos materiais e acha que pode comprar tudo em só lugar? Solicite informações como formas de pagamento, taxas de juros aplicadas, descontos para preço à vista, prazo de entrega, e se o frete para a entrega é cobrado ou de graça (às vezes, isso depende do volume de compras. Se for cobrado, o melhor é tentar negociar para conseguir um frete gratuito se o seu volume de compras for grande).

Entrega do material de construção na obra

Se o material de construção for entregue diretamente no seu canteiro de obras, você deve estar presente para conferir se o material está certo. Caso haja algum problema, como o material comprado não ser o mesmo, a loja ter substituído um material de uma marca por outra sob o pretexto de “estar em falta” ou haver algum defeito ou irregularidade, não assine o recibo. Escreve o motivo no verso da nota e entre em contato com a loja. Não solucionando o problema, recorra a um órgão de defesa do consumidor de sua cidade. Após conferir todo o material, quantidade, valores e verificar que está tudo correto, assinem o recibo. Caso você não possa estar presente no local, deixe uma pessoa responsável de confiança no local, devidamente orientada (pedreiro, parente, vizinho).

Dicas para Construir sua Casa

Tudo começa com o local. Caso você possa escolher onde construir, dê preferência a um local com fácil acesso a transportes públicos, perto de comércios, escolas e hospitais. Isso facilitará a sua vida. Observe somente se a rua não é muito movimentada, pois um constante fluxo de carros pode atrapalhar sua paz e sono. O segundo passo é planejar sua obra, fazendo plantas distintas para a construção, parte elétrica e parte hidráulica. Se possível, contrate um arquiteto para o projeto da casa e profissionais qualificados para a parte elétrica e hidráulica. O planejamento é tão importante qanto a construção em si, afinal uma parede que seja mal planejada é dinheiro jogado fora, já que ela terá que ser derrubada.

PEQUENAS E VALIOSAS DICAS DE CONSTRUÇÃO

Sabe aquelas rachaduras e trincas que dão nos cantinhos da janela, logo quando a obra já está pronta? Tem um jeito para consertar isso. Mande quebrar no local e em volta em torno de 50 cm até chegar no tijolo, e coloque uma costura de ferro apropriada no local onde estãoas fissuras (já existem no mercado materiais para este fim) . Depois faça uma argamassa no traço 1:3 (1 volume de cimento para 3 volumes de areia fina) e cubra a área a ser recuperada. Se feito da maneira correto, provavelmente as trincas não aparecerão mais. Se for fazer mais de um banheiro, tente colocá-los próximos, ou mesmo lado a lado para economizar na metragem da tubulação. Outra dica de economia é substituir azulejos em áreas molhadas pela tinta epóxi ou borracha clorada. Finalmente, economize também no piso e no teto! Para piso, recomenda-se o granilite como substituto do mármore ou granito. Trata-se de um piso resistente e mais barato. Caso seu desenho para a casa seja mais rústico, você pode economizar com o forro deixando o telhado aparente internamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *