MÁRMORES E GRANITOS

O que são mármores e granitos

Rochas são agregados de um ou mais tipos de minerais. O tamanho e a disposição deles (aspecto) dependem de sua formação.O termo rochas ornamentais é um nome comercial para designar as rochas passíveis de polimento, sendo assim, granitos são todas as rochas não carbonáticas e mármores são as carbonáticas. Os outros materiais como: ardósia, pedra mineira e pedra miracema são conhecidos simplesmente por pedras. Os mármores são rochas metamórficas constituídas principalmente por minerais de calcita. Já os granitos são rochas ígneas constituídas principalmente por minerais de quartzo, feldspato e mica. Os minerais de calcita são facilmente atacados por soluções ácidas, além de serem mais frágeis e de dureza menor do que os minerais constituintes dos granitos. O quartzo e o feldspato são aproximadamente duas vezes mais “duro” (resistência relativa ao risco) do que a calcita.

Como se formam e como ocorrem na natureza

O mármore é formado pela transformação de uma rocha sedimentar pré existente. Essa transformação, o metamorfismo, é o resultado de uma mudança no ambiente de deposição do calcário. O granito é uma rocha ígnea formada por um magma em estado de fusão a grandes profundidades, no interior da terra onde ocorrem seu resfriamento e a sua solidificação.
O quartzo transparente, o feldspato e a biotita escura são os principais minerais formadores dos granitos. A coloração destas rochas é dada principalmente pela cor dos feldspatos. Os granitos ocorrem tanto sob a forma de maciços rochosos como em matagões (blocos arredondados), os mármores são explorados através de cavas abertas ou cortes em taludes, pois não formam concentrações de matagões como os granitos. Com grandes chances de acerto, a olho nu, pode-se distinguir os mármores pela característica da superfície da rocha: geralmente apresentam muitos veios, coloração mais homogênea e ausência de pigmentação preta (sob a forma de pontilhados), comum em quase 100% dos granitos.

Aprenda a distinguir mármores de granitos

O método mais simples é riscando a superfície lisa da rocha com metal: o mármore é riscado e o granito não. Este fato se dá em função da dureza relativa dos minerais constituintes das rochas.Os mármores são constituídos principalmente por calcita (mineral de dureza 3 na escala de Friedrich Mohs), portanto pode ser riscado por metal. Os granitos são constituídos principalmente por feldspato e quartzo (minerais de dureza 6 e 7, respectivamente), e não podem ser riscados pelo metal, mas riscam o vidro e são riscados por outro mineral de dureza superior. Os travertinos são rochas calcárias de sedimentações químicas, formadas pela combinação de bióxido de carbono com carbonato de cálcio em solução.

Mármores

  • Formado por Carbonato de Cálcio (CO3Ca) + Substâncias estranhas.
  • Têm veios mais evidentes e menos brilho que os granitos.
  • São mais moles e menos resistentes que os granitos.
  • São suscetíveis a manchas e desgaste.
  • São indicados para pisos internos de salas, halls e quartos.
  • São muito usados em banheiros e demais ambientes sociais

Granitos

  • Formado por Mica + Quartzo + Feldspato + Substâncias estranhas.
  • São mais duros e resistentes a ataques químicos do que os mármores.
  • Também são mais resistentes a absorção de água e a desgaste abrasivo.
  • São indicados para áreas externas ou internas, inclusive em cozinhas e lavanderias.
  • Muito utilizado em áreas comerciais.

Tipos de acabamento

São responsáveis pela textura final do material, seja mármore ou granito feitos em diferentes processos. Para escolher, leve em conta não só o aspecto da peça, mas sim, verifique a indicação do fornecedor para o seu uso.Polido – Liso e brilhante, feito a partir de lustração tanto em mármores como granitos. É escorregadio em contato com a água.

Bruto – Sem nenhum tipo de acabamento, se apresenta com as características naturais. É serrado nas dimensões e espessuras usuais ou sob encomenda.

Flamejado – Feito a base de fogo, dá um aspecto rugoso e ondulado. É indicado somente para granitos com espessura igual ou superior a 2,0 cm. Por isso, é indicado para áreas externas devido à propriedades antiderrapantes.

Apicoado – Feito a partir de impactos, dá um aspecto poroso e uniforme às pedras. É indicado somente para granitos com espessura igual ou superior a 2,0 cm e para áreas externas devido à propriedades antiderrapantes.

Jateado – É feito a partir de jatos de areia, que dão aspecto opaco às pedras. Usado tanto em mármores e granitos e indicado para áreas externas.

Levigado – Usado tanto em mármores como em granitos, trata-se de um acabamento semi-polido, adequado a áreas internas e externas.

Na Prática…

Para escadas internas, o tipo de acabamento mais indicado é o polido, porém serão mais seguras se for feita uma faixa apicoada. Para escadas em áreas externas, o acabamento apicoado ou flamejado das peças a tornarão mais seguras e antiderrapantes. Em bordas de piscinas, prefira acabamentos jateados ou levigados, que não deixam a superfície escorregadia, nem machucam no contato.

Conservação, manutenção e limpeza

Não corra o risco de danificar o produto, por isso siga apenas as instruções de limpeza e manutenção de seu fornecedor.
Pano úmido e água é a melhor maneira de manter o mármore e o granito limpo.Nunca use água sanitária, ácido muriático ou qualquer outro produto corrosivo ou ácido. Em peças com acabamento flamejado, apicoado, levigado ou jateado podem ser limpas com ácido muriático e vassoura de piaçava, pois encardem mais facilmente. Siga a proporção: 5 partes de água para 1 parte de ácido. Evite que óleos ou gorduras entrem em contato com os mármores, em especial. Pois caso não sejam removidas rapidamente corre-se o risco de as manchas não saírem mais.

 

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *