ESPAÇO DE LAZER EM FÁTIMA – BAHIA

Agora em Fátima no estado da Bahia, chegou o que estava faltando o “PARQUE AQUÁTICO WET FAMILY” o parque foi  inaugurando parcialmente,fica na margem da BA 22O próximo do antigo matadouro.

IMG-20170613-WA0149Um dos conceitos de lazer pode ser o de se praticar alguma atividade prazerosa durante um determinado tempo do dia. Essas atividades podem ser desde ler um livro, ver TV, ouvir uma música, até dançar, fazer um cooper, jogar boliche, tênis O importante é que se pratique uma atividade de lazer ao, dia. Por quê? Em uma sociedade onde a globalização chegou muito rápido e junto com ela a tecnologia, a tendência de nós, seres humanos, é cada vez mais vivermos isolados e sozinhos, em frente ao mais famoso e discutido invento do homem: o microcomputador. Nem que seja durante uma hora, ou talvez, até minutos do dia, é necessário termos um momento em que possamos sentir prazer e/ou diversão por alguma coisa.

Lazer e turismo na história

O lazer e o turismo são fenômenos que vêm ganhando um peso cada vez maior no quotidiano da vida moderna. De elementos da vida aristocrática, reservados aos integrantes do topo da pirâmide sócio-econômica das sociedades pré-modernas, o lazer e o turismo tornaram-se acessíveis a um público cada vez mais extenso, graças aos processos de democratização ocidental (como a Revolução Francesa e a Revolução Americana) e ao progresso tecnológico e organizacional, que aumentou a produtividade, reduziu custos e as jornadas de trabalho e elevou o nível de recursos disponíveis para consumo discricionário (inclusive de tempo) em mãos de camadas cada vez mais amplas da sociedade.

No século XX, o lazer e o turismo tornaram-se atividades de massas, trazendo à tona, assim, muitas oportunidades de novos negócios; e passaram a ser objeto de investimentos e administração profissionais. Após a Segunda Guerra, atingiram um patamar de crescimento que fez com que, do ponto de vista econômico, passassem a ser considerados como “indústrias”. Atualmente a indústria e os serviços ligados ao lazer e ao turismo estão entre os campeões de crescimento, alinhando-se seguramente entre os mais promissores para o futuro.

Definição de lazer

LazerA definição mais conhecida de lazer é do sociólogo francês Dumazedier. Este autor define lazer da seguinte maneira: “o lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais”.

Mas atualmente, especialistas como Prof. Valmir José Oleias falam que:

  1. o lazer tem sido, historicamente, uma atividade necessária ao desenvolvimento bio-psíquico-social do homem;
  2. o lazer está relacionado à disponibilidade do tempo livre;
  3. o lazer diz respeito mais diretamente às classes privilegiadas pela sua situação sócio-econômica;
  4. por fim, a prática do lazer é influenciada, sobretudo pelo Estado, na medida em que este pode implementar políticas públicas para o setor, além de oferecer espaços físicos necessários e adequados para a sua execução.

Tipos de lazer

Lazer doméstico: atividades prazerosas que podem ser realizadas dentro do próprio lar e que proporcionam interação e diversão da família. Ex: olhar TV, jogos de tabuleiro, navegar na internet.

Lazer turístico: abrange viagens e passeios com o propósito de relaxar e conhecer novos ares, está intimamente relacionado a férias.  Ex: excursões pelo país, reconhecimento de interiores do estado, cruzeiros.

Lazer trabalhista: é a atividade realizada em determinado tempo vago que é dado ao trabalhador, geralmente as grandes empresas dão aos servidores 15 min para lancharem e realizaram estas atividades. Ex: ver tv, conversar com os outros funcionários tranquilamente, fazer ioga ou academia.

Lazer escolar: pode ser visto no recreio dos alunos ou na aula de Ed. Física, além disso, em aulas práticas de todas as matérias. Ex: exposição de pintura na aula de Artes, interclasse, show de talentos, festivais esportivos.

Conclusão

O lazer é uma atividade de extrema importância para o ser humano, uma vez que ele se envolve com muitas atividades obrigatórias e cansativas (trabalho, estudo) e merece um momento de descanso, tranqüilidade e diversão.

Este momento é acompanhado de diversas atividades as quais chamamos LAZER. O lazer é uma atividade prazerosa que deve fazer parte do seu cotidiano, mas não dominá-lo, ou seja, o lazer é bem-vindo mas não pode ser o centro de sua vida.

Como exemplo de lazer podemos dar desde olhar tv até fazer um cruzeiro. O lazer varia de acordo com a classe social, pois cada um realiza o que lhe proporciona felicidade e está ao seu alcance.