Centro Educacional Profº Anísio Teixeira CEAT

 

18839309_1785573488420727_6034987811454731619_n

ASSISTAM O VÍDEO DA SEMANA DA POESIA  COM OS ALUNOS DO CEAT

Música produzida pelas alunas do 8º ano do “Centro Educacional Professor Anísio Teixeira” da cidade de Fátima-BA, a partir da biografia e principais obras de Jorge Amado, com melodia da canção

                           

 CEAT (CENTRO EDUCACIONAL PROF. ANÍSIO TEIXEIRA)

O CENTRO EDUCACIONAL PROF. ANÍSIO TEIXEIRA-CEAT é uma escola da rede privada, 10615410_1378320282479385_2168440420427858734_nvinculada ao Sistema Estadual de Ensino do Estado da Bahia, situada na Av. N. Srª de Fátima, 532, Centro, Fátima-Bahia, telefone 75-3658-2056. Foi fundada no dia 21 de outubro do ano de 2003, iniciando suas atividades no dia 16 de fevereiro do ano de 2004. O nome Anísio Teixeira é uma homenagem ao Professor/Educador baiano de Caetité. Anísio Spínola Teixeira nasceu em Caetité na Bahia em 12 de julho de 1900. Estudou no Instituto São Luís na cidade em que nasceu e no Colégio Antônio Vieira em Salvador, ambas jesuíticas. Anísio desejou entrar para a Companhia de Jesus, porém, seu Pai, Deucleciano Pires Teixeira almejava para o filho uma vida política e manda-o estudar no Rio de Janeiro. Ingressou, portanto, no curso de Ciências Jurídicas do Rio de Janeiro. Bacharel em Direito, Anísio recebe o convite do Governador Góes Calmo para assumir em 1924 a Direção da Instrução Pública. Iniciava, assim, um caminho rumo a paixão que seguiu até sua morte, a educação.

Anísio assume a educação num período em que o sistema educacional estava em tempos de constituição, era o final da década de 20. A educação gozava de muito pouco reconhecimento social (Saviani, 2007, p. 218) nesse período. Dessa forma era necessário conhecer mais sobre a educação para fazer a diferença em seu país. Com isso, Anísio viaja para Europa em 1925, visitando várias cidades como a Espanha, Itália, Bélgica e França. Em 1927 viaja para os Estados Unidos e em 1928 faz um curso de pós-graduação na Universidade de Columbia.

No decorrer de suas viagens Anísio é influenciado por John Dewey e se torna precursor e dinamizador de suas teorias no Brasil. Dessa forma, ele centra suas produções na visão democrática que os Estados Unidos trabalhava em suas escolas e publica o livro Em marcha para a democracia: à margem dos Estados Unidos.

O fato é que John Dewey impregnou a Filosofia da Educação e a prática da educação nos Estados Unidos de um sentido construtivo que fez com que seus discípulos fossem os rebeldes da educação (…). Comunidades em crise, comunidades que haviam esgotado sua capacidade de crescimento econômico, encontraram na educação a espinha dorsal de sua recuperação econômica, social e cultural. Isso mostra uma tese que os sociólogos sempre defenderam: a da interação dialética que existe entre educação e mudança social. A educação não é só produto de mudança, ela gera mudança. Ela não é só produto da revolução social. E Anísio sentia atração pela filosofia de Dewey provavelmente porque sabia que no Brasil era através da educação que nós deveríamos realizar a nossa revolução nacional (Brasília, 2002, p. 53)

Em 1931 assume o cargo de Diretor Geral da Instrução Pública do Distrito Federal, o qual pedirá demissão em 1935, devido ao Golpe do Estado Novo. Entre as jazidas de manganês recém-descobertas e o convite para ser Secretario da Educação do Estado da Bahia, Anísio optou novamente pela educação, em 1947, como antes já tinha feito ao deixar de exercer a função de Bacharel em Direito, cargo onde permaneceu até 1951. Durante esse período pelo qual se afastou da vida pública, se dedicou a exportação de minérios.Em 1950 criou o Instituto Educacional Carneiro Ribeiro, conhecida como Escola Parque na Bahia que instituía a educação integral para as crianças de forma nuclear, atendendo as crianças pobres da região. Oferecia não somente isso, mas várias possibilidades de acesso a arte, educação física, oficinas etc. A Escola Parque também abrigava muitas crianças que não tinham onde morar, tornando possível a vivência de fato da escola. O projeto influenciou outras instituições de ensino em tempo integral que deu muitos frutos, tendo inclusive, recebido financiamento da United Nations Educational, Scientific and Cutural Organization (UNESCO).

Retornou ao Rio de Janeiro e assumiu o cargo de Secretario geral da CAPES, hoje Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior. Em 1952, assume o cargo de diretor do INEP – Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, permanecendo nos dois cargos até o ano de 1964.Com a Ditadura Militar (1964-1985), Anísio foi afastado do cargo e teve seus direitos políticos cassados, permanecendo apenas na condição de membro do Conselho Federal de Educação até o ano de 1968, atribuição que assumiu de forma ativa. Em 1971 calava-se a voz de Anísio Teixeira desaparecido em 11 de março do mesmo ano e encontrado morto num fosso de elevador no dia 14. A perícia afirmou que a morte foi acidental, porém, a família acredita que Anísio foi vítima da repressão.

Eu acho que não foi um acidente… Meu pai foi encontrado… Todo mundo diz: “Ah, caiu no elevador!”. Não! O elevador de fato tinha um defeito, tinha apresentado esse defeito seis meses antes. A porta se abria sem o elevador estar. Então como meu pai tinha essas coisas de distração, a família ficou naquela dúvida: “Será que foi mesmo? Ele abriu a porta, o elevador não estava e dizem que havia um vácuo e ele poderia ter caído”. Mas, há várias coisas. O meu pai foi encontrado sem sapato, ele não caiu em cima da virga que dividia o fosso, ele é encontrado em baixo dessa virga. A autópsia diz que ele morreu da pancada. Se ele morreu da pancada e naquele momento da queda, ele não poderia ter passado pra baixo, para passar pra baixo ele não poderia passar por um vão de 20 centímetros e nem encontrado 3 dias depois em posição fetal. Há várias contradições. (Anna Christina Teixeira M. de Barros – Filha de Anísio Teixeira, 2007 [Depoimento gravado em Documentário – Coleção Grandes Educadores – Educadores Brasileiros (Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando de Azevedo). – Brasil: Paulus, 2007.])

O sociólogo Florestan Fernandes em seu texto “Anísio Teixeira e a Luta pela Escola Pública” relata: O educador prevalecia em todas as suas ações e chega a ser inacreditável que as mãos da ditadura militar tenham se erguido contra esse homem ao qual nós todos devemos, e que ele tenha sofrido incompreensão, incerteza e amargura, em vez de receber honras, compensação e carinho (Brasília, 2002, p. 51).Apesar da morte prematura, Anísio deixou um legado rico para a educação nacional, pensamentos e reflexões pertinentes aos dias atuais, os quais têm influenciado as decisões na educação de forma explícita ou intrinsecamente, deste então Suas principais obras: “Educação Pública: organização e administração”, “Educação não é privilégio”, “A educação é um direito” e “Pequena introdução à filosofia da educação”.

O CEAT fundado pelos Professores Edimilson Souza e Rosimeire Santos, sendo o Prof. Edimilson, grande admirador do Educador Anísio Teixeira, e a meio a tantas sugestões de nomes, ficou definido e decidido que seria CENTRO EDUCACIONAL PROF. ANÍSIO TEIXEIRA.

A história do CEAT tem uma relação muito próxima com a Escolinha Sossego da Mamãe, que no início da década de 90 foi criada e conduzida pela Professora Mirtes.  Por volta do final do ano de 1995, a Professora decidiu retornar para cidade de São Vicente no Estado de São Paulo deixando a patente da escola nas mãos da Professora Rosimeire Sousa Santos, que junto com sua irmã a Professora Rosivalda Reis Santos Menezes administraram e trabalharam com a Educação Infantil até o ano de 2003, ano em que a Professora Rosimeire Sousa Santos convidou e convenceu o seu esposo, Prof. Edimilson Souza a criar e registrar uma escola de Educação Infantil e de Ensino Fundamental I, o que no dia 21 de outubro de 2003 foi dada a entrada na Diretoria Regional de Educação e Cultura-DIREC 11 o pedido de autorização para funcionamento. Na época a DIREC 11, tinha como Diretor o Prof. Dilson Passos Brito e como Inspetora, a Profª Marinalva Costa dos Santos. A Profª Marinalva contribuiu de forma significativa debruçando sobre o Processo agilizando a inspeção in loco e a autorização prévia para que fosse iniciada às aulas no início do ano de 2004, a meta estabelecida, o que ocorreu e todos os patriarcas do CEAT tem muita gratidão e estima por esta Professora.

O escudo do CEAT não é apenas uma logomarca, ele simboliza homenagens: a sua formatação, que é um círculo com um detalhe abaixo é uma homenagem a Escolinha Sossego da Mamãe, em especial a Profª Mirtes, pois é a mesma formatação do Escudo da Escolinha e o mapa dentro do escudo simboliza as andanças e influências de ideias do Prof. Anísio Teixeira. No ano letivo de 2004 o CEAT iniciou os trabalhos oferecendo  ensino para crianças dos 03 aos 06 anos no nível Educação Infantil e da 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental I. O elenco neste ano letivo foi composto com os seguintes professores: Profª D’arc  Jaqueline, Profª Cláudia Valéria e a Profª Rosimeire Santos, na Educação Infantil; Profª Alexandra Ribeiro, Profª Rita de Cássia, Profª Rosivalda Reis e a Profª Valmisse Gama, no Ensino Fundamental I. Tendo como Diretor o Prof. Edimilson Souza, Secretário Escolar, o Prof. Adelmo Santana e a Coordenadora Pedagógica, Profª Andreia Reis.

No ano letivo de 2005, cotinuou oferecendo os mesmos níveis de ensino, tendo como novidade a implementação da Língua Estrangeira Moderna Inglês no Ensino Fundamental I. O elenco neste ano letivo foi composto com os seguintes professores: Profª D’arc  Jaqueline, Profª Rosângela Reis, Profª Viviane Pereira e a Profª Eulane Nascimento, na Educação Infantil; Profª Alexandra Ribeiro, Profª Rita de Cássia, Profª Rosivalda Reis, Profª Valmisse Gama e o Prof. Carlos Izacarias com IngLês, no Ensino Fundamental I. Tendo como Diretor o Prof. Edimilson Souza, como Vice-Diretora a Profª Rosimeire Santos e como Secretário Escolar, o Prof. Adelmo Santana e a Coordenadora Pedagógica, Profª Andreia Reis.

No ano letivo de 2006, cotinuou oferecendo os mesmos níveis de ensino, e o ensino da Língua Estrangeira Moderna Inglês no Ensino Fundamental I. O elenco neste ano letivo foi composto com os seguintes professores: Profª D’arc  Jaqueline, Profª Rosângela Reis, Profª Viviane Pereira e a Profª Eulane Nascimento, na Educação Infantil; Profª Alexandra Ribeiro, Profª Rita de Cássia, Profª Maria Oliveira, Profª Valmisse Gama e a Profª Natália Sousa com IngLês, no Ensino Fundamental I. Tendo como Diretor o Prof. Edimilson Souza, como Vice-Diretora a Profª Rosimeire Santos e como Secretário Escolar, o Prof. Adelmo Santana e a Coordenadora Pedagógica, Profª Andreia Reis.

No ano letivo de 2007, além dos níveis de ensino já oferecidos anteriormente, implementou o ensino da Língua Estrangeira Moderna Inglês, também no último ano da Educação Infantil e foi neste ano, também, que implementou o Ensino Fundamental II, apenas com a 5ª série. O elenco neste ano letivo foi composto com os seguintes professores: Profª D’arc  Jaqueline, Profª Rosângela Reis, Profª Viviane Pereira, Profª Natália Sousa, na Educação Infantil; Profª Eulane Nascimento, Profª Alexandra Ribeiro, Profª Renata Reis, Profª Maria Oliveira, Profª Valmisse Gama e o Prof. Ronaldo Cruz com Inglês, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. O elenco do Ensino Fundamental II, foi assim, composto: Língua Portuguesa, Profª Idivânia Oliveira; Matemática, Prof. Adelmo Santana; Ciências, Prof. Adelmo Santana; Geografia, Profª Joany Cruz; História, Profª Rita de Cássia; Artes, Profª Maria Oliveira; Educação Física, Prof. José Bomfim; Educação Religiosa, Profª Maria Oliveira; Língua Estrangeira Moderna Inglês, Prof. Ronaldo Cruz; Língua Estrangeira Moderna Espanhol, Prof. Ronaldo Cruz; Tendo como Diretor o Prof. Edimilson Souza, como Vice-Diretora a Profª Rosimeire Santos e como Secretário Escolar, o Prof. Adelmo Santana e a Coordenadora Pedagógica, Profª Andreia Reis. No ano de 2007, foi implantado o regime de nove anos, sendo sua implementação, bem como a saída do regime de oito anos, gradativamente, conforme norma do Conselho Nacional de Educação.

No ano letivo de 2008, além dos níveis de ensino já oferecidos anteriormente, implementou a 6ª série Ensino Fundamental II. O elenco neste ano letivo foi composto com os seguintes professores: Profª D’arc  Jaqueline, Profª Rosângela Reis, Profª Viviane Pereira, Profª Natália Sousa, na Educação Infantil; Profª Eulane Nascimento, Profª Alexandra Ribeiro, Profª Renata Reis, Profª Maria Oliveira, Profª Valmisse Gama e o Prof. Ronaldo Cruz com Inglês, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. O elenco do Ensino Fundamental II, foi assim, composto: Língua Portuguesa, Prof. Carlos César; Matemática, Prof. Adelmo Santana; Ciências, Prof. Moisés Reis; Geografia, Prof. Moisés Reis; História, Prof. Fábio José; Artes, Profª Renata Reis; Educação Física, Prof. José Bomfim; Educação Religiosa, Profª Maria Oliveira; Língua Estrangeira Moderna Inglês, Prof. Ronaldo Cruz; Língua Estrangeira Moderna Espanhol, Prof. Ronaldo Cruz; Redação, Profª Renata Reis. Tendo como Diretor o Prof. Edimilson Souza, como Vice-Diretora a Profª Rosimeire Santos e como Secretário Escolar, o Prof. Adelmo Santana e a Coordenadora Pedagógica, Profª Andreia Reis. No ano de 2008, foi implementado o Projeto Zumbi dos Palmares, com oficinas em turno oposto ao das aulas: Capoeira com o Prof. Pedro Amaral, Flauta Doce, com o Maestro Luciano Rosário. Ainda neste ano, o CEAT conseguiu uma parceria com o Projeto da Rede Globo de Televisão, o Criança Esperança, onde ofereceu gratuitamente um Cursinho Pré-Vestibular, contemplando 35 alunos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, como também, jovens que já tinham concluído o Ensino Médio e mais 25 alunos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, como resultado do cursinho foi a inserção universitária de 12 alunos na Universidade Federal de Sergipe e 18 em Faculdades e Universidades Particulares, através do PROUNI. Logo depois os demais alunos tiveram, também, a sua inserção universitária, ou seja, de imediato obteve 85,7% de inclusão universitária e um ano depois 100% de inclusão, o que orgulha muito a instituição por esse trabalho realizado. O elenco do Cursinho foi composto da seguinte forma: Língua Portuguesa e Literatura, Prof. Carlos César; Redação, Prof. Maurício Ramon; Matemática, Prof. Michel Ronaldo; Física e Química, Prof. Adelmo Santana; Biologia, Profª Fernanda; Geografia, Prof. Moisés Reis; História, Prof. Valter Santos; Espanhol, Prof. Ronaldo Cruz; Inglês, Profª Romilda Amaral. Neste ano, também, o CEAT firmou uma parceria com a Sociedade de Educação Superior da Bahia-SESUB, onde foi implementado, pela primeira vez o ensino superior em terras fatimenses. Houve o processo seletivo e no segundo semestre de 2008 iniciou, através da  modalidade de educação a distância, EAD, os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Matemática, pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci-UNIASSELVI.

No ano letivo de 2009, além dos níveis de ensino já oferecidos anteriormente, implementou a 7ª série Ensino Fundamental II. O elenco neste ano letivo foi composto com os seguintes professores: Profª Ivaneide Carvalho, Profª Rosângela Reis e a Profª Natália Sousa, na Educação Infantil; Profª Natália Sousa, Profª Renata Reis, Profª Maria Oliveira e o Prof. Ronaldo Cruz com Inglês, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. O elenco do Ensino Fundamental II, foi assim, composto: Língua Portuguesa, Prof. Carlos César; Matemática, Prof. José Bomfim e o Prof. Adelmo Santana; Ciências, Prof. Moisés Reis e o Prof. Adelmo Santana; Geografia, Prof. Moisés Reis; História, Profª Izabela Reis; Artes, Profª Renata Reis; Educação Física, Prof. Ronaldo Cruz; Educação Religiosa, Profª Ivaneide Carvalho; Língua Estrangeira Moderna Inglês, Prof. Romilda Amaral; Língua Estrangeira Moderna Espanhol, Prof. Ronaldo Cruz; Redação, Profª Renata Reis; Sociedade e Cultura, Profª Izabela Reis;  Tendo como Diretor o Prof. Edimilson Souza, como Vice-Diretora a Profª Rosimeire Santos e como Secretário Escolar, o Prof. José Bomfim e a Coordenadora Pedagógica, Profª Andreia Reis. Neste ano o Projeto Zumbi dos Palmares, continua com as oficinas em turno oposto ao das aulas: Capoeira com o Prof. Pedro Amaral, Flauta Doce, com o Maestro Luciano Rosário e implementa a oficina de Banda Musmarcial. É neste ano que se forma o primeiro grupo de músicos e musicistas de Flauta e forma também a Banda Musmarcial sob o comando do Maestro Luciano Rosário, tendo como Produtor e figurino e organização de instrumentos, o Prof. Severino e como diretor geral o Prof. Edimilson Souza. O CEAT elabora o Projeto Desfile Cívico e coloca como meta o resgate desta linda e tradicional festa estudantil, depois de 20 anos do último desfile realizado. Convida as escolas  públicas municipais e estaduais e as escolinhas particulares e todos aderem a proposta. O comércio local dar todo o apoio, bem como a Prefeitura Municipal, além do apoio incondicional dos pais dos estudantes do CEAT. O desfile acontece tendo como tema geral “Independência do Brasil”. As escolas desfilaram de forma brilhante sob o comando e brilhantismo da Banda Musmarcial Anísio Teixeira, um orgulho para todos aqueles que amam esta cidade e vibra com o seu progresso e crescimento.

No ano letivo de 2010, além dos níveis de ensino já oferecidos anteriormente, implementou a 8ª série, fechando o ciclo do Ensino Fundamental II. O elenco neste ano letivo foi composto com os seguintes professores: Profª Ivaneide Carvalho, Profª Rosângela Reis e a Profª Natália Sousa, na Educação Infantil; Profª Natália Sousa, Profª Renata Reis, Profª Gleide Santos, Profª Maria Oliveira e o Profª Romilda Amaral com Inglês, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. O elenco do Ensino Fundamental II, foi assim, composto: Língua Portuguesa, Prof. Carlos César e a Profª Idivânia Oliveira; Matemática, Prof. Vicente Culino e o Prof. Adelmo Santana; Ciências, Prof. Moisés Reis e o Prof. Prof. Vicente Culino; Geografia, Prof. Moisés Reis; História, Profª Izabela Reis; Artes, Profª Fátima Cardoso; Educação Física, Prof. Ronaldo Cruz; Educação Religiosa, Profª Jaciara Borges; Língua Estrangeira Moderna Inglês, Prof. Romilda Amaral; Língua Estrangeira Moderna Espanhol, Prof. Ronaldo Cruz; Sociedade e Cultura, Prof. José Francis;  Tendo como Diretor o Prof. Edimilson Souza, como Vice-Diretora a Profª Rosimeire Santos e como Secretário Escolar e Diretor Administrativo o Prof. José Bomfim e a Coordenadora Pedagógica, Profª Andreia Reis. Neste ano o Projeto Zumbi dos Palmares passa a ser o Projeto Oficinas Culturais dando sequência ao trabalho com as oficinas em turno oposto ao das aulas: Capoeira com o Prof. Pedro Amaral, Flauta Doce e a Banda Musmarcial, com o Maestro Luciano Rosário, tendo como Produtor de figurino e organização de instrumentos, o Prof. Severino e como diretor geral o Prof. Edimilson Souza. Se implementa, também, as oficinas de teatro e dança com as Professoras Maria Oliveira e Gleide Santos.

O CEAT, dono da patente do Projeto Desfile Cívico, passa para a Secretaria Municipal de Educação, a Coordenação Geral do Desfile Cívico, que é realizado com a participação de todas as escolas do território fatimense, defendendo o tema “VINTE E CINCO ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA”, na avenida contou-se a história de toda a trajetória desta jovem cidade, um momento de muita emoção e brilhantismo na avenida. Mais uma vez a Banda Musmarcial brilha com oitenta componentes. Neste desfile contou-se, também, com a participação da Banda Musmarcial de Jenipapo-Lagarto-SE. Em novembro foi realizado o Projeto Por do Sol Cultural, um projeto que é apresentado na praça, com apresentações culturais, como música, teatro, capoeira.

No ano letivo de 2011, continuam os trabalhos com os cursos: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e o Ensino Fundamental II. O elenco neste ano letivo foi composto com os seguintes professores: Profª Ivaneide Carvalho, Profª Rosângela Reis e a Profª Natália Sousa, na Educação Infantil; Profª Eliana Reis, Profª Aline Barreto, Profª Renata Reis, Profª Gleide Santos, Profª Maria Oliveira e o Prof. Geraldo com Inglês, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. O elenco do Ensino Fundamental II, foi assim, composto: Língua Portuguesa, Prof. Carlos César e a Profª Soeli; Matemática, Prof. Vicente Culino e o Prof. Roberto Vinícus; Ciências, Prof. Roanldo Cruz e o Prof. Prof. Vicente Culino; Geografia, Prof. José Franicis; História, Profª Izabela Reis; Artes, Profª Izabela Reis; Educação Física, Profª Charlene Maísa; Educação Religiosa, Profª Jaciara Borges; Língua Estrangeira Moderna Inglês, Prof. Elecione José; Língua Estrangeira Moderna Espanhol, Prof. Ronaldo Cruz; Sociedade e Cultura, Profª Fransciele;  Tendo como Diretor o Prof. Edimilson Souza, como Vice-Diretora a Profª Rosimeire Santos e como Secretário Escolar e Diretor Administrativo o Prof. José Bomfim, Supervisora Pedagógica Profª Maria Oliveira e a Coordenadora Pedagógica, Profª Andreia Reis. Neste ano o Projeto Oficinas Culturais continua  com as oficinas em turno oposto ao das aulas: Capoeira com o Prof. Pedro Amaral, Flauta Doce e a Banda Musmarcial, com o Maestro Luciano Rosário, tendo como Produtor de figurino e organização de instrumentos, o Prof. Severino e como diretor geral o Prof. Edimilson Souza.  Oficinas de teatro e dança com as Professoras Maria Oliveira e Gleide Santos. O CEAT, também, firmou parceria com o Prof.  Músico Manuelito Branco de Oliveira, o Lito, e iniciou a oficina de violão.

Com a Coordenação da Secretaria Municipal de Educação e redação do Projeto do CEAT o Desfile Cívico, mais uma vez acontece  defendendo o tema “CULTURA NORDESTINA”, na avenida apresentou a cultura de todos os estados da Região Nordeste do Brasil. Houve a participação da Banda Marcial/Metal da Cidade de Itapicuru, que brilhou na avenida. Mais uma vez a Banda Musmarcial Anísio Teixeira brilhou, deu um show na avenida, com cento e cinco componentes, incluindo a comissão de frente que deu um espetáculo. Em novembro aconteceu o segundo Por do Sol do Cultural, com a apresentação do grupo de Violão, grupo de Capoeira, grupo de Flauta Doce, grupos de Teatro, a culminância das oficinas realizadas.

No final do ano de 2010, o CEAT firmou outra parceria, desta vez com o Instituto o Farol do Conhecimento, um Instituto especialista em Formação Continuada de Professores e na Execução de Cursos Universitários. A Parceria com o CEAT é de ordem universitária. No início de 2011  houve o processo seletivo, para o Projeto de Atividades Complementares de Curso de Nível Superior da Faculdade Zacarias de Goes-FAZAG, onde foram formadas três turmas de Licenciatura Plena em Pedagogia. Em outubro de 2011 houve a primeira formatura em um curso de nível superior em terras fatimenses, um momento inédito, não só para a história do CEAT, mas, também, para a história do município de Fátima. Foram vinte graduados no curso de Licenciatura em Matemática pela UNIASSELVI.

Neste ano letivo de 2012 o CEAT trabalha com Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. O elenco é composto com: Profª Rosângela Reis, Profª Angélica Reis, Profª Ivaneide Carvalho, Profª Natália Santos, Profª Jailma, Profª Kátia, na Educação Infantil; Profª Eliana Reis, Profª Bruna, Profª Aline Barreto, Profª Eloísa, Profª Gleide Santos, Profª Edileusa Missias, Profª Adriana Duarte, Profª Maria Oliveira, Prof. Geraldo de Língua Estrangeira Moderna Inglês, Geraldo, Profª Nattiele de Educação Física, no Ensino Fundamental I. E no Ensino Fundamental II: Língua Portuguesa, Prof. Carlos César e o Prof. Sillas; Matemática, Prof. Roberto Vinícius; Ciências, Prof. Vicente Culino; Geografia, Prof. José Francis; História, Profª Izabela Reis; Artes, Profª Izabela Reis; Educação Física, Prof. Roberto Vinícius; Educação Religiosa, Profª Jaciara Borges; Língua Estrangeira Moderna Inglês, Prof. Elecione José; Língua Estrangeira Moderna Espanhol, Prof. Assis. Assistentes Administrativo: Ivaneide Carvalho e Marcia Costa. Agente Administrativo: Lílian Andrade. Digitação e Impressão: Carlos Júnior. Biblioteca: Iza Paula. Agente de Portaria: Otarcísio. Agente de Limpeza: Elaine e Maria Lúcia. Cantineiras: Cleidinha e Marta. Departamento Adminstrativo:Coordenadora Pedagógica: Profª Andreia Reis; Supervisora Pedagógica: Profª Maria Oliveira; Vice-diretora: Profª Rosimeire Santos; Secretário e Diretor de Finanças: Prof. José Bomfim; Diretor Geral e Diretor Técnico: Prof. Edimilson Souza.

O CEAT trabalha com a Pedagogia de Projetos, todas as suas ações são planejadas e avaliadas, embasadas nos seus diversos projetos elaborados, tendo como referência e embasamento, o Projeto Político Pedagógico e Proposta Curricular, tendo como fundamento teórico o Interacionalismo. Uma escola que preocupa-se com uma política de educação sustentável, que esboça os resultados positivos: a qualidade de aprendizado do nosso aluno. É esta a razão que nos faz dispor de um material didático de qualidade, do cumprimento dos 200 dias letivos, do monitoramento dos nossos estudantes, do rigor  na metodologia de ensino. Para ser um profissional do CEAT, não basta só conhecer, é preciso saber fazer, saber conviver, saber ser. Toda nossa equipe docente é formada por professores graduados e pós-graduados, e um fato importante, adaptados a nossa dinâmica, a nossa proposta de trabalho. Trabalhamos incansavelmente na busca de resultados, é preciso que o aluno termine o 1º ANO do Ensino Fundamental I, com as competências básicas deste nível, e desta forma que iremos formar grandes cidadãos, grandes profissionais. Não trabalhamos e nem vivemos de aparências, trabalhamos a realidade, conduzimos o aluno ao que ele precisa aprender, precisa desenvolver, é isto que nos leva a ser diferente, a estarmos na frente, isto é fato, basta observar o aluno que estuda no CEAT e verificar o nível de sua produção. Não fazemos mágica, não corrigimos déficits de anos em um ou dois anos, tudo parte de um processo de um determinado tempo. Então a melhor forma é iniciar a vida escolar no CEAT e permanecer até o último ano que oferecemos, o nono ano, como acontecerá este ano e 2012, com boa parte dos alunos da 8ª série, que no próximo já estão galgando outros vôos e temos certeza que estão levando grande bagagem científica e princípios morais, o que tornarão grandes homens e grandes mulheres, grandes profissionais, o que para nós do CEAT é motivo de grande orgulho  e realização. Você pode não saber o futuro do seu filho, mas, pode prever o melhor. Seja CEAT no agora e viva no futuro promissor.

Na Educação Infantil, a criança a partir dos dois anos estuda Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Artes, Educação Física, Educação Religiosa e no GRUPO V, as crianças de cinco anos, no último ano da Educação Infantil, estuda, também, a Língua Estrangeira Moderna Inglês. Todas as idades tem livros didáticos adaptados e propícios a idade. As crianças de cinco anos já poderão participar das aulas de Teatro e Dança.

No Ensino Fundamental I, as crianças estudam Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Artes, Educação Física, Educação Religiosa, Língua Estrangeira Moderna Inglês e Literatura. Os estudantes deste nível de ensino poderão participar das oficinas/aulas de Capoeira, Teatro e Dança, Flauta(a partir do sete anos), do Violão, e a partir dos nove anos da Banda Musmarcial. No Ensino Fundamental II, os alunos estudam Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Artes, Educação Física, Educação Religiosa, Língua Estrangeira Moderna Inglês, Língua Estrangeira Moderna Espanhol, Sociedade e Cultura dentro do contexto da Filosofia e da sociologia,  Literatura. Os estudantes deste nível de ensino poderão participar das oficinas/aulas de Capoeira, Teatro e Dança, Flauta, da Banda Musmarcial, de Violão.

A partir do 1º ano do Ensino Fundamental I, todos os alunos são submetidos, periodicamente a um simuladinho de Língua Portuguesa e de Matemática, sendo que no Ensino Fundamental II, envolve todos os Componentes Curriculares.

No primeiro semestre de 2012 foi realizada a Jornada Pedagógica I, no final de janeiro e início de fevereiro, como também já foram realizados os seguintes Projetos: Sondagem, Poesia NA ESCOLA, o Brava Gente, que é uma pesquisa de Campo realizada pelo Ensino Fundamental II, a qual foi na Trilha do Cangaço em Poço Redondo-SE, o São João de Tradição, fazendo uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga e o Projeto Bimestral I.

Para o segundo semestre estão previstos os seguintes Projetos: Jornada Pedagógica II no inicio de agosto; Amigos da Escola; Jogos Internos; Desfile Cívico, este ano tendo como tema geral “CULTURA BAIANA”,  a Banda  Musmarcial Anísio Teixeira já está se preparando desde o mês de abril. Já houve reunião na Secretaria de Educação e todas as escolas das redes municipais e estaduais confirmaram suas participações, todo mundo já está se preparando, vai ser uma linda festa. Além da Banda Musmarcial Anísio Teixeira, teremos mais duas bandas.

Neste ano de 2012, estão sendo realizados cursos de Pós-Graduação Latu-sensu, Especialização, pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci-UNIASSELVI, com os seguintes cursos: Administração Escolar, Supervisão e Orientação; Alafabetização e Letramento; Arte e Educação; Educação Infantil e Anos Iniciais; Libras; Metodologia de Ensino de Matemática; Pisicopedagogia.

INFORMAÇÕES RECENTES:

No dia 08 de julho foi realizado o processo seletivo para os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura e Bacharelado em Ed. Física, Bacharelado em Administração e Bacharelado em Sistema de Informação, pela Faculdade Zacarias de Goes-FAZAG, 2012.2;

àPara quem não participou do processoe seletivo realizada no dia 08 de julho, ainda é possível a sua participação, através do Processo seletivo por agendamento. Busque as informações no CEAT;

àAos interessados em formar turmas e ser Tutor de Pós-Graduação Latu-sensu, pela UNIASSELVI, em sua cidade, procure informações no CEAT, com os Professores Andreia Reis ou Edimilson Souza;

àNo dia 09 de julho, no retorno às aulas, depois de duas semanas de férias, houve a abertura dos Jogos Internos do CEAT, um Projeto sob a Coordenação do Prof. de Educação Física Roberto Vinícius;

àNo dia 03 de agosto será realizada a Jornada Pedagógica II, 2012.2, onde serrá avaliado as ações realiadas do PPP, bem como as reflexões e adaptações sobre as que irão realizar no egundo semestre. Isto ocorrerá no período diurno, um momento em que contamos com a participação dos pais, para que estes, compreendam na prática a nossa proposta e política de trabalho. No período noturno teremos oficinas temáticas, com o Prof. Jean Fabrício, Pedagogo, Prof. Universitário da FAZAG. A Jornada Pedagógica terá como tema geral “ENSINO e MOTIVAÇÃO para a APRENDIZAGEM”;

àTodas as terças-feiras está ocorrendo os ensaios da Banda Musmarcial sob o comando do Maestro Lucano Rosário e aos sábados os ensaios da Comissão de Frente com o Prof. e Coreógrafo Hélio, da cidade de Lagarto-SE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *