BOLOS EM FÁTIMA – BAHIA

A cidade de Fátima tem várias pessoas que trabalham como boleira, ai vai algumas dicas de alguns ou algumas especialista em fazer um bolo delicioso.

CONFIRA ALGUMAS DICAS

 

O  café da tarde  combina com doce, e nessa ocasião nada melhor do que apostar no bom e velho bolo fofo para agradar a todos. Seja qual for o sabor, ele sempre é um bom acompanhamento.

O problema é que muitos pessoas acabam errando no ponto. Então, como acertar em cheio na hora de fazer o bolo fofo ? O chef Leonardo Carvalho ensina passo a passo para o seu café da tarde ficar ainda mais agradável.

+ Receitas de bolo simples para adoçar sua vida

Bolo fofo: aprenda a acertar em cheio
shutterstock/Reprodução

Bolo fofo: aprenda a acertar em cheio

1- Para começar, você precisa separar todos os ingredientes necessários e deixá-los em temperatura ambiente. Depois que estiver tudo separado, deixe o forno pre-aquecento em 180 graus e unte a forma.

2 – Como as receitas normalmente pedem medidas caseiras (xícaras, colheres, copos), você precisa colocar os ingredientes nesses medidores sem apertá-los. “Passe uma faca por cima para nivelar”, explica o chef.

3 – Você vai precisar peneirar os itens mais secos, como farinha de trigo, açúcar e fermento, e depois colocá-los em uma tigela. “A cada duas xícaras de farinha de trigo, troque meia xícara por amido de milho. Esse truque simples vai garantir que o bolo fique mais fofinho”.

4 – Bata a margarina e o açúcar na batedeira até formar um creme esbranquiçado e depois acrescente os ovos e os ingredientes conforme manda a receita, mas não bata a massa exclusivamente na batedeira. “Se a receita pedir clara em neve, coloque-a apenas no final, mas antes do fermento”, conta Leonardo. Faça movimentos de baixo para cima para incorporar as claras à massa.

+ Segredos do pão-de-ló

5 – É importante agitar o fermento antes de usá-lo, pois isso faz com que todos os seus componentes se misturem.

6 – Leve o bolo ao forno, e não abra o utensílio durante o cozimento. “Abrir o forno antes de 15 minutos de cozimento pode fazer o ar frio entrar e o bolo não crescer”, segundo o chef.

7 –  Depois do tempo indicado na receita, fure o bolo com um garfo ou palito para ver se está cozido por dentro. Cuidado, não faça isso antes de 30 minutos, ou o bolo pode ficar mais baixo.

8 – Depois de tirar o bolo do forno, deixe sobre o fogão. Colocar a assadeira diretamente em um lugar frio pode fazer a massa murchar por conta da mudança de temperatura e continuar no forno pode ressecá-lo.

9 – Na hora de desenformar o bolo, espere até que ele esfrie e balance a forma de um lado para o outro antes de fazer o procedimento. O bolo fofinho pode quebrar se for desenformado quente.

Agora, que tal testar as dicas? Para isso, separamos 5 receiras de bolo que vão deixar seu café da tarde ainda mais agradável.

Bolo inglês com maracujá

Bolo inglês com maracujá para seu café da tarde
Reprodução

Bolo inglês com maracujá para seu café da tarde

Para a receita do bolo inglês , você vai precisar de farinha de trigo, bicarbonato de sódio, sal, manteiga, açúcar, ovos, polpa de maracujá com sementes e creme de leite misturado com suco de limão.

Bolo de fubá cremoso

Que tal um bolo de fubá para alegrar sua tarde?
Reprodução

Que tal um bolo de fubá para alegrar sua tarde?

bolo de fubá  é uma ótima pedida para um lanchinho. Em hora a receita está pronta para ser servida.

Bolo de maçã com amêndoas

O bolo de maçã com amêndoas é uma delícia e fica pronto em uma hora
Dulla

O bolo de maçã com amêndoas é uma delícia e fica pronto em uma hora

bolo de maçã  pede os mesmos ingredientes base de qualquer tipo de bolo, mas nesse caso você também vai precisar de amêndoas sem pele, passadas no processador e maçã verde sem casca, cortadas em fatias finas e banhadas no suco de lmão.

Bolo de milho verde

Bolo de milho verde
Dulla

Bolo de milho verde

Que tal um bolo fofo de milho verde ? A receita pede uma xícara e meia de milho verde, além dos ingredientes básicos do bolo (leite, ovos, farinha de trigo, entre outros). Ele fica pronto em aproximadamente uma hora.

Bolo rápido de banana

O bolo de banana fica pronto em meia hora
Reprodução

O bolo de banana fica pronto em meia hora

bolo fofo de banana  é realmente rápido: ele fica pronto em meia horinha. Separe quaro bananas nanicas com casca e maduras, quatro ovos, açúcar, manteiga, farinha de trigo, canela e fermento.

Fonte: Receitas – iG @ http://receitas.ig.com.br/2016-09-30/bolo-fofo-receita.html