CEAT REALIZOU NESTA QUINTA FEIRA (6) O DESFILE CÍVICO 2018

Aconteceu nesta quinta feira dia 06 de setembro, por volta das 17 horas na AVENIDA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, o desfile cívico 2018. O tema escolhido foi DIVERSIDADE CULTURAL – UMA VIAGEM PELO MUNDO.

Foi apresentado parte da cultura de alguns países participantes dos jogos da copa do mundo de futebol, realizado na Rússia, nos meses de junho e julho deste ano de dois mil e dezoito, os países  homenageados foram: Alemanha, Arábia Saudita, Espanha, Nigéria, Portugal e Rússia.

O DESFILE  é uma forma de manifestação cultural, pois possibilita a escola de se apresentar, de interagir, diretamente com a sociedade, talvez, a maior oportunidade de se relacionar diretamente com a comunidade.

ALEMANHA.

A sociedade alemã caracteriza-se pela habilidade de planejamento e organização de seus cidadãos. Costuma-se associar este povo à celebração das regras e da disciplina. A verdade é que os alemães têm estas duas qualidades muito arraigas e orgulham-se disso.

É por isso que a pontualidade, a pulcritude e a ordem estão presentes em praticamente todos os âmbitos, fazendo com que a vida na Alemanha seja muito prazerosa. Apesar de ser um país muito moderno, a Alemanha não deixa de lado as tradições. O sentimento de pertencimento dos alemães faz com que elas sejam preservadas com muito entusiasmo e seriedade. É importante saber que é o país que mais celebra festas em seu continente, contando com inúmeros eventos populares que variam de acordo com a região. O carnaval neste país é uma festa comemorada durante o inverno. Trata-se de uma época onde os alemães se permitem abandonar por um momento a ordem e divertem-se em bailes e grandes festejos. As ruas ficam repletas de pessoas que, por meio de brincadeiras, danças e desfiles a fantasia, mantêm viva a tradição da festa. Oktoberfest é uma festa reconhecida mundialmente. É realizada anualmente em Munique, com milhares de pessoas de todas as nacionalidades. Durante esses dias, as pessoas usam os trajes típicos e reúnem-se em diferentes pontos da cidade para beber grandes quantidades de cerveja, comer as típicas salsichas e dançar ao ritmo de diferentes show musicais.

ESPANHA

A Espanha é um dos países mais antigos do mundo e depois de tantos séculos de história em um território que foi palco de várias civilizações, não resta dúvida da riqueza cultural que reúne o país. Passaram pela Espanha: os celtas, os gregos, romanos, fenícios, mulçumanos e os visigodos, povos que deixaram marcas no país através de monumentos, tradições e costumes.

Das inúmeras tradições que encontramos na Espanha, talvez, a mais conhecida mundialmente seja a Tauromaquia que até hoje é celebrada em grandes praças conhecidas como “Plaza de Toros”. Outro ponto forte da cultura espanhola são as inúmeras festas populares que enchem de vida as pequenas e grandes cidades, e atraem cada vez mais turistas de toda parte do mundo. Como a festa de San Fermín, Las Fallas, O Carnaval de Tenerife, A Feira de Abril, a festa de San Isidro, Pilar e Rocio, que são bons exemplos das celebrações mais admiradas na Espanha.

NIGÉRIA:

A cultura da Nigéria é é formada por vários grupos étnicos (o país tem mais de 250 diferentes línguas e culturas); os quatro maiores são as hausa – fulani que são predominantes no norte do país, os igbo que são predominantes no sudeste, os yoruba que são predominantes no sudoeste do benim e tribos que são predominantes no oeste, 80 por cento dos Beninenses tendem a ser cristãos, enquanto os restantes 20% adoram ídolos, chamados ogun .

Estes são seguidos pelos efik,ibibio eannang do litoral sudeste da Nigéria e pelos ijaw do delta dó rio niger. A colonização dos países da África pelos europeus, especialmente nos séculos XIX e XX, contribuiu de forma muito significativa para o crescimento da igreja cristã na Nigéria. Mais de metade da população nigeriana é muçulmana, mas persistem influências animistas. A população cristã, majoritária no sudeste do país, tem número maior de católicos. O islamismo, em plena expansão, está profundamente enraizado no norte, além de ser majoritário na capital e no território ioruba. O estado nigeriano reconhece a liberdade de cultos. A herança cultural nigeriana provém de três fontes: a cultura autóctone dos povos que habitaram originalmente o território; a influência árabe que, vinda pelo Saara, manifestou-se durante o segundo milênio da era cristã; e a cultura europeia, presente nos reinos costeiros do século XV. O folclore e as tradições autóctones, menosprezados durante o período colonial, foram resgatados na segunda metade do século XX, embora tenham perdido alguns de seus traços. Muitas emissoras de rádio e televisão utilizam diferentes idiomas e dialetos locais, e as artes e músicas tradicionais são objetos de estudo e atualização

ARABIA:

A cultura árabe manifestou-se principalmente na arquitetura e na literatura. A arquitetura árabe foi grandemente influenciada pela arquitetura persa, indiana e bizantina. As edificações mais célebres foram as mesquitas, construções requintadas e decoradas luxuosamente com fragmentos das sentenças do Alcorão, figuras geométricas, plantas e flores, formando belíssimos arabescos.

A representação de figuras humanas ou de animais era proibida. Na matemática, os árabes desenvolveram os algarismos arábicos, a álgebra e o emprego do zero. Na medicina, os alquimistas árabes foram os precursores da química moderna. Conta-se que as preocupações com a natureza e a transformação ocorrida nos corpos fizeram com que os alquimistas buscassem o elixir da longa vida. Os resultados obtidos foram bem mais modestos, mas permitiram a descoberta de novos compostos químicos como o álcool, assim como as propriedades fundamentais dos ácidos e sais. Na filosofia, os árabes foram sensíveis à influência de Aristóteles. Aliás, foi através desse povo que a Idade Média Ocidental se impregnou do pensamento aristotélico. Seus maiores pensadores foram os médicos Avicena e Avirrois, muito lidos, sobretudo, nas escolas e universidades medievais até o século XVII. Os muçulmanos, que do árabe aslama significa “submetido a Deus”, seguem os ensinamentos do profeta Maomé – fundador do Islamismo. Eles se orientam através do livro sagrado conhecido como Alcorão, ou Corão. O Islamismo é uma religião monoteísta, cuja lei é baseada em “Cinco Pilares”: oração, caridade, fé, jejum e peregrinação. O Islamismo considera que são sagradas as cidades Medina e Meca, localizadas na Arábia. Em Meca nasceu o profeta Maomé.

Anualmente milhões de muçulmanos viajam para essa cidade numa peregrinação chamada Hajj ou Hadj que feita é à Mesquita Al-Masjid al-Haram. É tradição que todo muçulmano faça, pelo menos uma vez, essa peregrinação. Um dos rituais mais convincentes da Arábia Saudita folclóricas é o Ardha Al, dança nacional do país. Esta dança da espada se baseia em tradições beduínas antigos: bateristas bateu para fora um ritmo e um poeta recita versos enquanto espada de transporte de homens dança ombro a ombro. Arábia Saudita vestido segue estritamente os princípios do hijab (o princípio islâmico de modéstia, especialmente no vestido). As roupas predominantemente soltos e fluindo, mas cobrindo são úteis no clima da Arábia Saudita deserto. Tradicionalmente, os homens geralmente usam uma camisa tornozelos feitos de lã ou algodão (conhecido como thawb), com um keffiyeh (uma grande praça de xadrez de algodão mantido no lugar por uma bobina de cabo) ou um ghutra (um quadrado branco liso feito de algodão fino, também mantida no lugar por uma bobina de fio) usado na cabeça. Para raros dias frios, os homens sauditas vestir uma capa de pêlo de camelo (bisht) por cima. Roupas femininas estão decorados com motivos tribais, moedas, lantejoulas, fio metálico e apliques. As mulheres são obrigadas a usar uma roupa abaya ou modesto quando em público.

PORTUGAL:

A cultura de Portugal temas suas raízes na culturas celta, fenícia, africana, ibérica, germânica e romana. A diferenciação cultural dos portugueses manifesta-se através dos tipos de habitação, das manifestações religiosas, da gastronomia, do folclore, das calçadas tipicamente portuguesas, da azulejaria, danças, músicas, teatros, cinemas e etc. A música e a dança portuguesa são características, o ritmo é costumeiramente alegre, permitindo que, não somente os próprios portugueses, assim como diferentes outras nações, passem a divertir-se com as canções originárias do local.

As músicas e danças são, normalmente, originárias do folclore português, sendo possível destacar uma série de tipos de dança, principalmente, assim como fandango, dança de roda, chotiça, corridinho, vira, verde-gaio e até mesmo a valsa de dois passos que também foi criada pelos portugueses, considerada a mais comum no Brasil. O corridinho é uma das danças tradicionais de maior expressão no Algarve. É dançado aos pares, as raparigas por dentro e os rapazes por fora. Giram no mesmo lugar, movendo os pés de forma rápida. Apesar de ser no Algarve que atinge maior notoriedade, também na Estremadura faz parte do folclore local. O Bailinho da Madeira é a dança típica mais conhecida da ilha. É acompanhada do brinquinho – o instrumento regional tradicional, feito com castanholas, fitilhos e bonecos de paus, vestidos com o traje regional, que quando chocalhados contra a cana que os sustem, emite som. O Minho, sobretudo o Alto Minho, é rico em danças tradicionais, das quais se destacam o Vira, a Chula, a Cana Verde e o Malhão, entre outros… O que mais sobressaí delas, à parte da dança propriamente dita, é o vestuário das mulheres, que com as suas cores e acessórios variados, adornam o bailado, deixando o ambiente mais bonito e elegante. No Ribatejo a dança com maior difusão é o Fandango. É uma espécie de dança da sedução, o homem gira em torno da mulher cantando e gritando de forma entusiástica. Por vezes a dança é feita por dois homens que “competem”, um contra o outro, frente a frente, sapateando o melhor que poderem. Em Trás-os-Montes, os Pauliteiros de Mirandafazem uma dança que se mostra muito relevante no folclore da região. Um grupo de homens vestidos com trajes típico enfrentam-se uns aos outros com palotes. A dança evoluí com o som ritmado dos palotes a baterem e os movimentos dos intervenientes. Nestas “danças-combates” não entram mulheres, e o seu símbolo é a Capa de Honra. Dança de Roda é originária da Serra da Estrela. A dança de roda é seguramente o tipo coreográfico mais difundido na Europa e em todo o mundo. A sua simplicidade contribuiu decerto para isso: os dançadores formam uma roda, intercalando os do sexo masculino com os do feminino. Verde Gaio é uma das mais típicas danças nascida no Norte, é na região entre o Lis e o Sado que se dança e mostra a sua evolução.

RUSSIA:

A cultura da Rússia, cujas raízes remontam aos primeiros eslavos orientais, é produto de uma sociedade multiétnica, embora dominada pelo idioma russo e pelo povo russo, que constitui a maioria da população. Há mais de 160 diferentes grupos étnicos e povos indígenas na Rússia.

Contribuem, para a diversidade cultural do país: os russos étnicos de tradições eslavas ortodoxas; os tártaros e bashkires, com a sua cultura turco-muçulmana; os nômades budistas buriates e calmucos; os povos xamânicos do Extremo Norte e da Sibéria; os montanheses do Cáucaso do Norte; e os povos fino-úgricos da Região Noroeste e do Volga. O folclore russo antigo tem suas raízes na religião pagã eslava. Além de manter seu sucesso no ballet, a Rússia também continua a encantar com suas danças folclóricas que fazem parte da cultura nacional do país.

Falaremos aqui de três delas: a Troika, a Berioska e a Kalinka. Troika – A palavra significa três cavalos amarrados, dançam um homem e duas mulheres com a intenção de imitar o galope de um cavalo puxando um trenó ou uma carruagem. O trio dança de mãos dadas e executam movimentos como a roda, caminhadas, e fazem com que um dos dançarinos passe por baixo dos braços dos outros dois. Berioska – Inspirada pelas camponesas da região, foi originada pelo Grupo Berioska da Rússia que serviu de inspiração para outras danças folclóricas do país com os mesmos passos deslizantes. As mulheres usam longos vestidos, seus troncos ficam imóveis, os braços fazem movimentos suaves e seus pés se movimentam de maneira que elas parecem estar deslizando. Kalinka – Significa pequena árvore de bolas de neve e as letras das músicas são um tributo ao amor, à vida e à natureza, assim como as danças. A dança é uma mistura do sapateado russo com muitos giros e movimentos rápidos. Os grupos de dançarinos podem ser formados por casais ou apenas por mulheres que seguram um pequeno lenço nas mãos. E há o famosíssimo balé russo, conhecido em todo o mundo.

TEXTO NARRATIVO DO DESFILE CÍVICO 2018

ANDREIA REIS: DESFILE CÍVICO/TEMÁTICO 2018.UMA REALIZAÇÃO DO CENTRO EDUCACIONAL PROF. ANÍSIO TEIXEIRA-CEAT. APOIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E SECRETARIA DE TRANSPORTE.

CARLOS CÉSAR: PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO POLO UNIVERSITÁRIO EAD DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI – UNIASSELVI.

ANDREIA REIS: APOIO ESPECIAL DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULO, SOB A COORDENAÇÃO DA ASSISTENTE SOCIAL VANESSA REIS

CARLOS CÉSAR: ESTE ANO ESTAMOS HOMENAGEANDO A DIVERSIDADE CULTURA. O TEMA APRESENTADO NA AVENIDA “DIVERSIDADE CULTURAL – UMA VIAGEM PELO MUNDO”.

ANDREIA REIS: IREMOS APRESENTAR PARTE DA CULTURA DE ALGUNS PAÍSES DE DIVERSOS CONTINENTES.

CARLOS CÉSAR: NA AVENIDA FOI VISTO A HARMONIA DA MÚSICA CLÁSSICA COM A LIRA CEAT. OS UNIVERSITÁRIOS DO POLO EAD DA UNIASELVI, OS PASSISTAS CONVIDADOS ESPECIAIS DA CIDADE DE LAGARTO, AS PASSISTAS DA BANDA MUSIMARCIAL ANÍSIO TEIXEIRA, TODA MUSICALIDADE DA BANDA MUSIMARCIAL ANÍSIO TEIXEIRA, A DEMONSTRAÇÃO DA CULTURA DA RÚSSSIA, DA ALEMANHA, DE PORTUGAL, DA NIGÉRIA, DA ARÁBIA SAUDITA E DA ESPANHA.

ANDREIA REIS: ABRINDO O DESFILE CÍVICO/TEMÁTICO 2018, A HARMONIA MUSICAL DA LIRA CEAT. QUE ABRILHANTOU COM SUA MUSICALIDADE, COM O EFEITO HARMÔNICO DA MÚSICA. NOSSOS PARABÉNS A TODOS OS MÚSICOS QUE COMPUSERAM A LIRA CEAT 2018.

CARLOS CÉSAR: AÍ VEM CHEGANDO O POLO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI – UNIASSELVI, REPRESENTADO POR ACADÊMICOS DESTA UNIVERSIDADE QUE É LOCALIZADA AQUI NA CIDADE DE FÁTIMA DESDE O ANO DE 2016, UM POLO QUE VEM ATENDENDO OFERECENDO CUROS DE NÍVEL SUPERIOR PARA TODA REGIÃO.

ANDREIA REIS: O POLO UNIVERSITÁRIO DA UNIASSELVI COM MAIS DE CINQUENTA CURSOS, ATENDE ATUALMENTE ACADÊMICOS DOS MUNICÍPIOS DE FÁTIMA, POÇO VERDE, HELIÓPOLIS, ADUSTINA, CÍCERO DANTAS, GEREMOABO, NOVO TRIUNFO, ANTAS, LAGARTO, PINHÃO, CARIRA, JOÃO SÁ, PEDRO ALEXANDRE, TUCANO, ARACI, SIMÃO DIAS, PARIPIRANGA. PARABÉNS E O NOSSO OBRIGADO A TODOS ESTES UNIVERSITÁRIOS QUE DESFILARAM EM TODA AVENIDA REPRESENTANDO A UNIASSELVI.

CARLOS CÉSAR: O POLO EAD DA UNIASSELVI AQUI EM FÁTIMA, ATUALMENTE ESTÃO SENDO MINISTRADOS OS CURSOS DE PEDAGOGIA, SERVIÇO SOCIAL, ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, GESTÃO EM AGRONEGÓCIO, GESTÃO AMBIENTAL, LETRAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, MATEMÁTICA, HISTÓRIA, SEGUNDA GRADUAÇÃO DE UM ANO AO MÁXIMO UM ANO E MEIO.

ANDREIA REIS:ALA DA UNIASELVI BRILHOU NA AVENIDA COM SUA AUNTENTICIDADE, O NOSSO MUITO OBRIGADO A TODOS VOCÊS. O NOSSO MUITO OBRIGADO AOS TUTORES PRESENTES, COLABORADORES, TUTORA DE SERVIÇO SOCIAL RITA ALINE, TUTORA DE ADMINSTRAÇÃO MARÍLIA FONTES, TUTORA DE GESTÃO ANBIENTAL CAROLINA SANTOS, TUTORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ALINE BORGES.

CARLOS CÉSAR:O POLO UNIVERSITÁRIO EAD CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI – UNIASSELVI, QUE ESTÁ LOCALIZADO EM FÁTIMA TEM COMO DIRETOR O PROF. JOSÉ BONFIM E COMO COORDENADOR, O PROF. EDIMILSON SOUZA.

ANDREIA REIS: DESFILE CÍVICO TEMÁTICO 2018, UMA REALIZAÇÃO DO CENTRO EDUCACIONAL PROF. ANÍSIO TEIXEIRA-CEAT.

CARLOS CÉSAR: APROXIMANDO DO PALCO A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO GRUPO DE PASSISTAS DO KEDO DE LUCA. O KEDO QUE É O DESIGNER E COSTUREIRO DO FIGURINO DAS PASSISTAS DA BANDA MUSIMARCIAL ANÍSIO TEIXEIRA. O KEDO DE LUCA QUE É PASSISTA PROFISSIONAL, PRESENÇA CONTÍNUA NO DESFILE CÍVICO DE LAGARTO, ALÉM DE DESFILAR NAS ESCOLAS DE SAMBA NO CARNAVAL DE ESTÂNCIA.

ANDREIA REIS:  NOSSOS AGRADECIMENTOS AO GRUPO DE PASSISTAS DO KEDO DE LUCA DA CIDADE DE LAGARTO. PARABÉNS PELA BELEZA, CRIATIVIDADE, E A LEVEZA DO BALÉ.

ANDREIA REIS: DESFILE CÍVICO/TEMÁTICO 2018. UMA REALIZAÇÃO DO CENTRO EDUCACIONAL PROF. ANÍSIO TEIXEIRA-CEAT. APOIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E SECRETARIA DE TRANSPORTE.

CARLOS CÉSAR: PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO POLO UNIVERSITÁRIO EAD DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI – UNIASSELVI.

ANDREIA REIS: APOIO ESPECIAL DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULO, SOB A COORDENAÇÃO DA ASSISTENTE SOCIAL VANESSA REIS

CARLOS CÉSAR:ESTE ANO ESTAMOS HOMENAGEANDO A DIVERSIDADE CULTURA. O TEMA APRESENTADO NA AVENIDA “DIVERSIDADE CULTURAL – UMA VIAGEM PELO MUNDO”.

ANDREIA REIS: SE APROXIMANDO DO PALCO, A BANDA MUSIMARCIAL ANÍSIO TEIXEIRA. COMO COMISSÃO DE FRENTE AS PASSISTAS MIRIM E LOGO EM SEGUIDA AS PASSISTAS DA BANDA MUSIMARCIAL ANÍSIO TEIXEIRA.

CARLOS CÉSAR: ESTE ANO TEM COMO DESTAQUE O MÓ DA COMISSÃO DE FRENTE, O MÓ DAS PASSISTAS, O BAILARINO QUE COMPLEMENTOU O ENCANTO DAS PASSISTAS NA AVENIDA.

ANDREIA REIS: A BELEZA, A CLASSE, OS PASSOS HARMONIOSOS, DA COMISSÃO DE FRENTE DA BANDA MUSIMARCIAL ANÍSIO TEIXEIRA, CUJO FIGUIRNO TEM A ASSINATURA DE KEDO DE LUCA E A COREOAGRAFIA, ARRANJO COREOGRÁFICO E COORDENAÇÃO DAS PASSISTAS SOB O COMANDO E ASSINATURA DA PROFESSORA JOANA RIBEIRO.

CARLOS CÉSAR: A BANDA MUSIMARCIAL ANÍSIO TEIXEIRA SOB O COMANDO DO MAESTRO LUCIANO ROSÁRIO, A EXATAMENTE DEZ ANOS NA FRENTE DESTA MAGNÍFICA BANDA MARCIAL. NOSSA HOMENAGEM E AGRADECIMENTOS AO NOSSO QUERIDÍSSIMO MAESTRO LUCIANO ROSÁRIO.

ANDREIA REIS: A BANDA MAIS CHARMOSA DA REGIÃO, A HARMONIA DOS TAMBORES E O TOQUE MAGNÍFICO DA SINFÔNICA, A BELEZA, O BALÉ ARREPIANTE DAS PASSISTAS QUE ENCANTOU TODA A AVENIDA. A BANDA MUSIMARCIAL COMPOSTA DE MÚSICOS ORIUNDOS DO CEAT, DAS ESCOLAS PÚBLICAS E DA COMUNIDADE DE MODO GERAL, NUMA SIGNIFICANTE PARCERIA COM O SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULO DO MUNICÍPIO DE FÁTIMA.

CARLOS CÉSAR: DESFILE CÍVICO TEMÁTICO 2018, NUMA REALIZAÇÃO DO CENTRO EDUCACIONAL PROF. ANÍSIO TEIXEIRA-CEAT.

ANDREIA REIS: SE APROXIMANDO DO PALCO AS GAROTAS HOMENAGEANDO O CENTRO EDUCACIONAL PROF. ANÍSIO TEIXEIRA, COM AS INICIAIS DO CEAT.

CARLOS CÉSAR: EM SEGUIDA VEM SE APROXIMANDO O PELOTÃO DAS BANDEIRAS, COMPOSTO POR ESTUDANTES DO NONO ANO. NOSSA HOMENAGEM AO BRASIL, A BAHIA, A FÁTIMA E AO CEAT.

ANDREIA REIS: EM SEGUIDA A TEMÁTICA DO DESFILE 2018 “DIVERSIDADE CULTURAL – UMA VIAGEM PELO MUNDO”.

CARLOS CÉSAS: E AQUI COMEÇA A HISTÓRIA QUE PROPOMOS A CONTAR.

ANDREIA REIR: SE APROXIMANDO DO PALCO, A TURMA DO G V E DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUE VEM ABRILHANTANDO O DESFILE, REPRESENTANDO A CULTURA DA RÚSSIA. ATUALMENTE, ALÉM DE MANTER O SUCESSO DO BALLET CLÁSSICO.

 

CARLOS CÉSAR: A RÚSSIA TAMBÉM CONTINUA A ENCANTAR COM SUAS DANÇAS FOLCLÓRICAS QUE FAZEM PARTE DA CULTURA NACIONAL DO PAÍS.

ANDREIA REIS: NESTE MOMENTO O 1º ANO APRESENTA A DANÇA KALINKA QUE É O SAPATEADO RUSSO.

DESFILARAM LINDAMENTE, FIGURINO LINDÍSSIMO, NOSSOS AGRADECIMENTOS AOS PAIS PELO APOIO, NOSSOS PARABÉNS E NOSSA GRATIDÃO AS NOSSAS PROFESSORAS. ESTA ALA TEM A COORDENAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO ESPECIAL DA PROFESSORA LUCIANA FONTES.

CARLOS CÉSAR: DESFILE CÍVICO TEMÁTICO 2018, UMA REALIZAÇÃO DO CENTRO EDUCACIONAL PROF. ANÍSIO TEIXEIRA-CEAT.

ANDREIA REIS: MAIS UMA ALA, A TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUE VEM HOMENAGEANDO PORTUGAL, UM PAÍS RICO EM DANÇAS FOLCLÓRICAS QUE VARIA E TOMA DIFERENTES FORMAS, EM DIVERSAS REGIÕES DO PAÍS, NA QUAL DESTACAMOS A DANÇA DO MINHO.

CARLOS CÉSAR: FOI UM DESFILE LINDO, CARACTERIZAÇÃO BELÍSSIMA. NOSSOS AGRADECIMENTOS AOS PAIS PELO APOIO, NOSSOS PARABÉNS E NOSSA GRATIDÃO AS NOSSAS PROFESSORAS. ESTA ALA TEM A COORDENAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO ESPECIAL DA PROFESSORA EDILEUZA MISSIAS.

ANDREIA REIS: SE APROXIMANDO DO PALCO A TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, PRESTANDO UMA HOMENAGEM A CULTURA ALEMÃ, A CULTURA GERMÂNICA. TRAZENDO CARACTERÍSTICAS DO OKTOBERFEST, QUE UMA TRADIÇÃO ALEMÃ, ONDE AQUI NO BRASIL, ESTA FESTA ACONTECE EM BLUMENAU, SANTA CATARINA.

CARLOS CÉSAR: CARACTERIZAÇÃO ÍMPAR, DESFILE BRILHANTE. NOSSOS AGRADECIMENTOS AOS PAIS PELO APOIO, NOSSOS PARABÉNS E NOSSA GRATIDÃO AS NOSSAS PROFESSORAS. ESTA ALA TEM A COORDENAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO ESPECIAL DA PROFESSORA LUANA SANTOS.

ANDREIA REIS: CHEGANDO AO PALCO A TURMA DO QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUE VEM ABRILHANTANDO A AVENIDA COM A REPRESENTAÇÃO DA CULTURA ESPANHOLA, TRAZENDO A TOUROMAQUIA, UM ESPETÁCULO TRADICIONAL QUE CONSISTE NA ARTE DE TOURADA OU CORRIDA DE TOUROS.

CARLOS CÉSAR: O FLAMENCO, DANÇA TRADICIONAL ESPANHOLA, TIDO COMO FORMA MAIS INTENSA, O FLAMENCOTEM RAÍZES NA DANÇA LITÚRGICA PRATICADA NA ESPANHA NO SÉCULO XV. O ESTILO ENVOLVE PASSOS E MOVIMENTOS RÁPIDOS, A SENSUALIDADE DA MULHER E O CAVALHEIRISMO DO HOMEM.

ANDREIA REIS: LINDA CARACTERIZAÇÃO E LINDO DESFILE. NOSSOS AGRADECIMENTOS AOS PAIS PELO APOIO, NOSSOS PARABÉNS E NOSSA GRATIDÃO AS NOSSAS PROFESSORAS. ESTA ALA TEM A COORDENAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO ESPECIAL DA PROFESSORA ADRIANA DUARTE.

CARLOS CÉSAR: DESFILE CÍVICO TEMÁTICO 2018, UMA REALIZAÇÃO DO CENTRO EDUCACIONAL PROF. ANÍSIO TEIXEIRA-CEAT.

ANDREIA REIS: SE APROXIMANDO DO PALCO, PARA FINALIZAR O NOSSO DESFILE, JUNTOS AS TURMAS DO QUINTO, SEXTO, SÉTIMO E OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PRESTANDO UMA HOMENGEM AS CULTURAS DA NIGÉRIA E DA ARÁBIA SAUDITA.

CARLOS CÉSAR: ESTA ALA REPRESENTANDO OS DOIS PAÍSES: NIGÉRIA E ARÁBIA SAUDITA, APRESENTANDO A DANÇA QUE CLAMA PELA PAZ MUNDIAL.PAZ NA RELIGIÃO,PAZ NA FAMÍLIA, PAZ NA POLÍTICA, PAZ NAS DIFERENÇAS,PAZ NO INTERIOR.

ANDREIA REIS: ESTA ALA TROUXE NA AVENIDA A MENSAGEM DE MAHATMA GANDHI “VERDADE, PUREZA, AUTOCONTROLE, FIRMEZA, CORAGEM, HUMILDADE, UNIFICAÇÃO, PAZ E RENÚNCIA”.

LINDO DESFILE, ESTA MISTURA DEU MUITO CERTO. LINDA CARACTERIZAÇÃO E LINDO DESFILE. NOSSOS AGRADECIMENTOS AOS PAIS PELO APOIO, NOSSOS PARABÉNS E NOSSA GRATIDÃO AS NOSSAS PROFESSORAS. ESTA ALA TEM A COORDENAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO ESPECIAL DA PROFESSORA MARIA OLIVEIRA.

CARLOS CÉSAR: BANDA MUSIMARCIAL ANÍSIO TEIXEIRA SE DESPEDINDO DO DESFILE CÍVICO/TEMÁTICO 2018, SOB O COMANDO DO MAESTRO LUCIANO ROSÁRIO, COORDENAÇÃO MUSICAL E DE FIGURINO DA BANDA CARLOS EDVAN, COORDENAÇÃO DE COREOGRAFIA JOANA RIBEIRO, PRODUTOR DE FIGURINO DAS PASSISTAS KEDO DE LUCA, PROJEÇÃO E DIREÇÃO GERAL PROF. EDIMILSON SOUZA.

ANDREIA REIS: A COORDENAÇÃO E DIREÇÃO GERAL DO DESFILE AGRADECE O APOIO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SOB O COMANDO DA PROFª ISA PAULA, DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SOB O COMANDO DE MAÍSA, A SECRETARIA DE TRANSPORTE, SOB O COMANDO DE AILTON, SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULO, SOB A COORDENAÇÃO DA ASSISTENTE SOCIAL VANESSA REIS.

CARLOS CÉSAR: A COORDENAÇÃO E DIREÇÃO GERAL DO DESFILE AGRADECE A GUARDA CIVIL MUNICIPAL PELA SEGURANÇA AO EVENTO, BEM COMO O APOIO DA POLÍCIA MILITAR E DA POLÍCIA CIVIL. AGRADECE TAMBÉM A SECRETARIA DE TRIBUTOS, SOB O COMANDO DE TIAGO SOARES.

ANDREIA REIS: DOIS MIL E DEZENOVE TEM MAIS, UMA OUTRA TEMÁTICA SERÁ HOMENAGEADA NA AVENIDA, ASSISTIR E PARTICIPAR DO DESFILE CÍVICO/TEMÁTICO É LAZER E CONHECIMENTO. O NOSSO MUITO OBRIGADO.

QUEREMOS AQUI AGRADECER A RÁDIO NAÇÃO FM, JD FILMAGENS,STÚDIO SOUZA E O BLOG SOFATIMA.NET PELA COBERTURA DO EVENTO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *