ESCOLA IDIVANIA REALIZOU A V CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL NESTA TERÇA FEIRA

A V CNIJMA acontece em quatro momentos:Conferência nas Escolas,Conferência Municipal/Regional,Conferência Estadual,Conferência Nacional.

Aconteceu nesta nesta terça-feira (27) A V CONFERÊNCIA NA ESCOLA IDIVÂNIA, onde foram apresentados as  Culminância dos trabalhos realizados na Escola Professora Idivania, com o tema: “Capitação das Águas da Chuva para Uso na Escola”. Um belíssimo trabalho realizado pelos alunos , professores e funcionários que fazem parte desta Instituição de Ensino.A Conferência na Escola envolveu toda a comunidade escolar, de todos os turnos sem restrição de faixa etária e série. É o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local. O evento contou com uma palestra com  Ronaldo coordenador da ARCAS (Associação Regional de Convivência Apropriada ao Semiárido ) onde ele abordou alguns trabalhos no município de Fátima e região , projetos realizado com o objetivo de captar á água da chuva e assim melhorar a vida das pessoas e como  outras atividades que vem  sendo realizado.

O PALESTRANTE RONALDO DA ARCAS

RONALDO COORDENADOR DA ARCAS

Durante o evento que foi apresentado pelo professor e locutor Carlos Cesar Andrade da NAÇÃO FM,diversos trabalhos e apresentação foram realizadas pelos alunos e professores.

O APRESENTADOR

A conferência tem como principal objetivo conscientizar os estudantes sobre o respeito ao uso e preservação das águas. Eles vão conhecer o estágio de desenvolvimento das tecnologias sociais desenvolvidas para ajudar a levar água às populações em vulnerabilidade socioeconômica. O evento debate, ainda, mecanismos de melhoria da gestão das águas e ações de educação ambiental.

AS APRESENTAÇÕES E OS TRABALHOS

AS ETAPAS.

A CARTA

A Constituição Federal estabelece como competência do poder público promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente. “O dever do Estado, entretanto, não exime a responsabilidade individual e coletiva”, diz o texto legal. Em referência ao direito ao meio ambiente equilibrado, o mesmo artigo constitucional afirma: “impõe-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-la e preservá-la para as presentes e futuras gerações”.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL: Essa é uma etapa opcional, com os prazos definidos pela COE, onde as escolas se reunirão para apresentar e debater os projetos de ação escolhidos nas Conferências nas Escolas.

CONFERENCIA ESTADUAL:É uma etapa obrigatória e devem ser realizadas até 09 de maio de 2018. A Conferência Estadual é um espaço de intercâmbio que tem por objetivo aprofundar os estudos e diálogos sobre o tema da Conferência a partir da perspectiva estadual. É o momento de encontro dos delegados e delegadas eleitas (os) na conferência municipal/regional ou das escolas escolhidas pela Comissão Organizadora Estadual.

Na Conferência Estadual será realizada a eleição da delegação e de um projeto de ação escolhido do conjunto de propostas das escolas que representará o Estado na Conferência Nacional.

CONFERÊNCIA NACIONAL: A Conferência Nacional é o encontro nacional das delegações estaduais para realização oficinas, atividades culturais e diálogos sobre o tema “Água”, a partir dos projetos de ação selecionados nas etapas Estaduais e Distrital.

Serão aproximadamente 460 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos, de todo pais, que já debateram o tema em suas escolas, nas Conferências Municipais e ou Regionais e nas Conferências Estaduais. Na Conferência Nacional, esses jovens irão aprofundar a temática, socializar os projetos, participar de oficinas.

V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente acontecerá de 15 a 19 de junho de 2018.

AGRADECIMENTO DA DIRETORA JOCELINA ALVES

A DIRETORA DA ESCOLA JOCELINA ALVES A AGRADECE A TODOS AS PESSOAS DA ESCOLA IDIVANIA PELA PARTICIPAÇÃO,  aos colaboradores do evento como a Prefeitura Municipal de Fátima, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, ARCAS, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Secretaria de Obras, Dirigentes da Escola Mossa Senhora das Graças, Sagrada Família, Nossa Senhora de Fátima e CELEM, Comércio local E AO BLOG DO SOFATIMA,NET PELO APOIO E DIVULGAÇÃO DO EVENTO.Um forte abraço a todos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *