MENSAGEM PELA PASSAGEM DO DIA DEDICADO AO DIRETOR DE ESCOLA.

O dia 12 de novembro se aproxima. É O DIA dedicado a você DIRETOR de escola, que luta no dia-a-dia pelo bem estar de tua clientela e de toda comunidade escolar. Faça tudo o que for de teu alcance e nesse dia comemore com todos os amigos que vivem ao teu lado te ajudando, te orientando para que faças sempre um bom trabalho envolvendo os grupos organizados na escola ou na tua comunidade, onde muitas pessoas te agradecerão pelo grande desempenho ou pelo melhor trabalho desenvolvido com crianças, jovens ou adultos. Se você é um diretor com algumas dessas características, Parabéns! Que o menino Jesus te proteja e te abençoem todos os dias e que ele te dê muita força e coragem para você fazer o melhor, o diferente, o novo. É de pessoas assim que se torna necessário em qualquer lugar do mundo. PARABÉNS! QUERIDOS DIRETORES DE TODO O BRASIL, DE TODO MUNDO. PRINCIPALMENTE OS DA CIDADE DE FÁTIMA – BAHIA.
O papel do gestor escolar não se resume em cumprir e fazer cumprir as leis e regulamentos ,as decisões, os prazos para desenvolvimento dos trabalhos e transmitir a seus subordinados a estratégia a ser adotada no desenvolvimento desses trabalhos. O gestor deve ser democrático, …….

opinar e propor medidas que visem o aprimoramento dos trabalhos escolares, o sucesso de sua instituição, além de exercer sua liderança administrativa e pedagógica, visando a valorização e desenvolvimento de todos na escola.A liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida e exercida a cada dia. O gestor escolar deve agir como líder, pensando no progresso de todos que fazem parte de sua equipe. Um gestor líder é capaz de desenvolver o potencial de trabalho de toda sua equipe, fazendo com que esta sinta-se capaz de transformar e realizar com sucesso todos os projetos desenvolvidos pela instituição de ensino.Para conduzir sua equipe o gestor competente sempre tem uma propósito a ser concretizado e uma estratégia de ação para conquistar seus objetivos. Esse é o ponto de partida para que as ações da equipe escolar sejam bem sucedidas e quando uma de suas estratégias falha, o gestor educacional incentiva sua equipe a descobrir o que é necessário fazer para dar um passo a diante.O gestor escolar deve ter consciência de que sua equipe não limita-se a alunos, professores e demais funcionários internos da instituição. A equipe escolar é composta também pelos pais dos alunos e por toda a comunidade de forma geral, que deve ser mobilizada para que juntos possam promover o principal objetivo de toda equipe escolar: a aprendizagem dos alunos.Uma escola que viabiliza o sucesso escolar de seus alunos, tem nesse fator sua maior propaganda de marketing, pois justamente por se sentirem satisfeitos com o sucesso escolar de seus filhos, os pais se empenharão mais em colaborar com o desenvolvimento das atividades escolares, projetos e até mesmo na divulgação do nome da instituição de ensino.É fundamental ao gestor a habilidade em gerenciar conflitos, pois toda instituição escolar, assim como qualquer outra instituição muitas vezes se depara com conflitos que podem ocorrer entre os membros da equipe,já que cada ser humano possui características individuais.; conflitos esses que podem ser ocasionados por fatores externos ou internos ao ambiente de trabalho.
Por outro lado, é necessário acreditar no potencial que cada indivíduo possui, mesmo que esse potencial ainda precise ser desenvolvido e ouvir o que as pessoas têm a dizer é essencial quando se pratica a liderança, pois acredito ser impossível para um líder desenvolver trabalhos e conquistar sozinho seus objetivos. O ponto de vista de cada integrante da equipe é importante para a conquista de objetivos em comum. O trabalho em equipe, as opiniões diferenciadas e o pensamento individual de cada um são fundamentais para que se construa o sucesso coletivo.

RESPONSABILIDADES DA DIREÇÃO

O diretor, juntamente com o vice-diretor naquelas escolas onde existe essa função, e o conselho escolar tem que lembrar que eles são responsáveis e responderão pelos recursos financeiros recebidos da Secretaria estadual de educação, dos recursos financeiros provenientes das eventuais doações, dos recursos destinados à unidade escolar e pela movimentação bancária dos suprimentos de fundos. O diretor deve estar ciente de que deverá submeter à apreciação do conselho escolar os balancetes mensais dos recursos da escola além de outras obrigações legais. Também é responsabilidade do diretor a distribuição do pessoal administrativo de acordo com os diversos turnos de funcionamento da escola

Esta entrada foi publicada em Educação e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Comentários

  1. Rifler disse:

    / Ótimo texto.Parabéns Luiz! É semrpe bom ler textos como esses e encher o tanque com o combustível da motivação.

  2. Muito bem, o verdadeiro gestor é aquele que divide sua tarefa e mostra para a comunidade escolar, que aquele espaço o qual ocupa não é dele é sim de todos.